Toledo, a bela cidade espanhola

O que ver em Toledo

Depois de passear por Madri, uma ótima opção para um bate e volta é visitar essa bela cidade medieval. Esse lugar turístico também é conhecido como a cidade imperial. Neste post compartilho o que ver em Toledo em um dia.

Confira também quais são as melhores opções de transporte para chegar lá, quanto custa a entrada aos monumentos e onde comprar uns doces típicos. 

Com um dia você tem tempo de sobra para conhecer as principais atrações de Toledo. Além disso, a notícia boa é que fica tudo pertinho e você pode ir de um lugar pro outro caminhando. Por isso, lembre de ir com um calçado confortável.

Muralhas e fortificações se misturam com monumentos medievais árabes, judeus e cristãos. Tudo isso rodeado pelo belo Rio Tajo que faz dessa cidade um lugar ainda mais encantador. 

Alcázar 

Esse é o lugar mais famoso de Toledo. O alcázar era um antigo castelo, palácio e fortaleza. Hoje em dia é um museu e se você gosta de história e guerras, vai se esbaldar por lá. 

Eu que não gosto achei meio chata a visita mas como não paguei entrada… O edifício é hoje o Museo do Exército e lá dentro você vai ver vários quadros, roupas, soldadinhos de chumbo (muitos), armaduras, etc, tudo relacionado com o exército.   

O que ver em Toledo
Parte de fora do Alcázar

A parte que mais gostei foi o pátio do primeiro andar que tem uma vista bem bacana do centro e de toda a região. O alcázar está construído na parte mais alta de Toledo. Reserve quase 2 horas para visitar esse museu.

Atenção para esta dica, no domingo a entrada é gratuita! Nos outros dias a entrada custa 5 euros. O alcázar abre todos os dias das 11h às 17h. Mas não deixe para entrar muito próximo do fechamento porque perto das 16h30, eles já começam a expulsar educadamente os visitantes.

Procurando hotel em Madri? Então é só clicar neste link que oferece as melhores ofertas pelo Booking

Plaza Zocodover

A poucos metros do alcázar fica a praça principal. Como todas as praças espanholas, ela tem umas portas de entrada lindas e alguns restaurantes com mesinhas ao redor. 

Dica, se quiser almoçar por lá, indico os restaurantes que estão fora da praça (bem atrás da porta principal). Tem menos turistas e você pode conseguir um menu bacana por cerca de 12 euros (com bebida e sobremesa). Na praça também tem algumas confeitarias e umas lojinhas que vendem os doces típicos feitos de marzipã.

Outra dica preciosa 😉 caminhando pela região encontrei o Convento Gaitanas (Travesía Gaitanas, 2), fica a uns 10 minutos da praça. Esse convento vende doces feitos pelas freiras. Adorei as ¨toledanas¨ recheadas com um suave doce de abóbora e amêndoas por cima. É só tocar a campanhia e comprar! Aberto até 19h (todos os dias).

Catedral Primada

Ela é famosa não só pelo valor histórico mas também por ser o exemplar mais famoso da arquitetura gótica na Espanha. A torre, que tem 90 metros de altura, também costuma estar aberta para visitação.

O que ver em Toledo

Eu não entrei na catedral porque cobram 10 euros e sinceramente achei super caro. De qualquer maneira, não costumo entrar em igrejas e catedrais quando viajo. Apreciei a sua beleza do lado de fora mesmo. A catedral de Toledo abre diariamente das 10h às 18h. No domingo, o horário é das 14h às 18h. 

Ponte de Alcántara

O que ver em Toledo
A bela ponte de Alcántara

Ao cruzar o Rio Tajo por essa ponte se entra na cidade amuralhada. Essa antiga ponte romana tem quase 200 metros de comprimento e um arco central que faz dela uma obra de arte. 

Mirantes 

A parte que mais gostei de todas foi a dos mirantes. Essa paisagem linda junto ao esverdeado Rio Tajo (que é o mesmo Rio Tejo que vai até Portugal) rende muitas fotos lindas. 

O que ver em Toledo
Hora da selfie

O  mirante mais famoso é o Mirador del Valle, dali você vai conseguir as fotos mais incríveis da cidade e do rio. Para chegar até lá é preciso pegar a rotatória (ronda) del Valle, em direção ao Parador de Turismo. Coloque no GPS ¨mirador del valle¨ para chegar sem erro. Se quiser ir caminhando, são cerca de 40 minutos a pé.

Pra quem não estiver de carro, outra opção é pegar o trenzinho turístico que sai do centro (7 euros), tem várias paradas e uma delas é nesse mirante. O ônibus vermelho de turismo também tem uma parada ali. E o melhor horário para fotografar é depois das 15h por conta do sol. 

Mas se você não quiser caminhar até esse mirador, também pode ter excelentes vistas como essas da Ponte Alcántara. Artistas famosos como Picasso e  Greco se inspiraram por ali para pintar seus quadros. 

Ah, também procure por umas escadas rolantes que levam até um restaurante/bar com vistas bem legais da região. 

Além desses lugares que compartilhei, aproveite o dia para caminhar sem pressa pelas estreitas ruas do bairro judeu e se perca por elas e pelas lojas de souvenir do caminho. 

Como chegar
De carro – Toledo fica a 72 km de Madri. De carro se chega em uma hora. Além do combustível, você vai ter que pagar estacionamento também porque essa cidade é muito turística, principalmente nos fins de semana. Só para ter uma ideia desse custo, da última vez que fui paguei 12 euros por 6h de estacionamento.

De ônibus – saem do Intercambiador Plaza Elíptica e custa cerca de 10 euros ida e volta. A viagem dura 1h30.

De trem – essa é a opção mais cara e mais rápida. Os trens partem da estação de Atocha e a passagem custa cerca de 14 euros (28 euros ida e volta). A viagem é de 30 minutos.

Agora que você já sabe o que fazer em Toledo, tem mais dicas para compartilhar? É só deixar um comentário aí embaixo que vou adorar saber. 

Participe e deixe seu comentário