O que comprar nos bazares de Istambul

Já vou avisando, fazer uma viagem a Istambul e voltar com as malas vazias é quase um sacrilégio, principalmente se você gosta de compras. Essa cidade oferece uma infinidade de bazares, mercadinhos de rua, lojinhas e ótimos lugares para passear, explorar e comprar!!

O bazar principal de Istambul é o Grande Bazar, aqui tem um post completo sobre os melhores lugares para comprar na cidade. Este aqui é específico sobre o que comprar na cidade!!

São tantas as opções que fica difícil escolher só algumas para levar para casa, tanto para presentear como para fazer um mimo a si mesmo. Eu confesso que adoro chás, temperos e frutos secos. E Istambul é um lugar perfeito para isso. Um dos melhores lugares para comprar esses produtos é o Spice Bazar, também conhecido como Bazar Egípicio.

istambul-spicebazar2
Entrada do Spice Bazar

istambul-spicebazar

Outra coisa que você vai encontrar aos montes são sabonetes. Os que eu mais gostei e achei uma ótima opção de presente são os que vem nessas latinhas. A embalagem é uma graça, tem vários designs e os aromas dos sabonetes são uma delícia. Meus favoritos são de canela e jasmin. O valor das latinhas com o sabonete varia de 5 a 8 liras turcas (cerca de 1, 1.20 dólar).

Os sabonetes nas latinhas que estão em todos os lados

O algodão turco, pamukkale, é de ótima qualidade. Você vai encontrar nas feiras e bazares muitos produtos feitos desse material: toalhas coloridas, roupões fofos, panos de prato e roupa de cama e mesa lindíssimas.

istambul-bazar7

Se você tiver espaço de sobra na mala, que tal levar pra casa um autêntico jogo de café ou chá turco? Tem tantas opções que fica difícil escolher só uma: vi umas com detalhes em pedra, muito dourado e uns designs lindos.

Com certeza esses copinhos e xícaras vão te lembrar essa viagem maravilhosa quando você estiver um dia tomando um chazinho na sua casa no Brasil.

Os azulejos também são uma ótima opção. É fácil encontrar descanso de panelas e copos feitos desse material. Um mais lindo do que o outro. Também achei uns descansos para copos feitos de alumínio com umas estampas fofas. Comprei 4 por 10 liras turcas (cerca de 2 dólares).

Outra coisa que você vai ver em tudo que é lado é o famoso ¨olho turco¨, azul e preto. Também conhecido como ¨envy eye¨, diz a lenda que serve para proteger de olho gordo! Tem chaveiro, pulseiras, imã de geladeira e muitas outras versões. Esse é um ótimo presente para levar como souvenir, assim como os marcadores de livros que são
uma graça.

E como não poderia deixar de mencionar, os famosos tapetes turcos. Se você gosta deles, eu por exemplo não curto tapetes, e tem dindin sobrando para comprar algum, esse país é uma ótima opção.

Essa loja pelo menos é honesta, avisa que os vendedores não são insistentes

Aproveite também para dar uma olhada nos arredores desse bazar, do lado de fora. Caminhe como se estivesse indo à Mesquita Süleymaniye que você vai achar um mundo de lojinhas e de opções desse produtos.

Parte de fora do Bazar Egípcio, é uma festa para os olhos

E para terminar com as compras, não vale ir embora de Istambul sem levar algum doce turco: baklava, feito de frutos secos e muito mel, ou os famosos turkish delights, uma espécie de doce gelatinoso de vários sabores.

Esses são os famosos baklavas de vários tipos e sabores
Turkish delight, um doce meio gelatinoso

A minha loja favorita de doces de Istambul é o Hafiz Mustafa 1864. Eu amooooo esse lugar e todos os doces que tem lá. Não vá embora de Istambul sem entrar em alguma delas.

Tem loja deles na famosa Istiklal (em Taksim), também tem uma pequena em Sultanahmet e algumas outras espalhadas pela cidade. Quando você entrar ali, vai entender do que estou falando. Aliás, esse é um ótimo lugar para provar e levar baklavas e turkish delights pra casa, em belas embalagens!!

Como você pode ver, opções de presentes e souvenirs é o que não falta em Istambul. Agora que você já sabe, guarde um dinheiro extra para fazer todas essas compras por lá!!

Ah, não esqueça de barganhar e negociar bastante antes de qualquer compra. Os turcos adoram esse joguinho que faz parte da cultura deles. Aliás, desconto em turco se diz indirim!! Anotae essa palavra porque você vai usar bastante em Istambul!

Participe e deixe seu comentário.