Onde ver campos de lavanda (perto de Madri)

camposdelavanda


Sabia que você não precisa ir até a provença francesa para ver e curtir essas flores lindas? Perto de Madri tem vários bem legais e eu vou te contar onde ver campos de lavanda. 

O melhor mês para curtir esse espetáculo da natureza é julho, quando os campos florecem e a lavanda tem aquela cor linda em tons roxo. O lugar mais perto de Madri chama Brihuega (na província de Guadalajara). 

A França e a Bulgária são os maiores produtores de lavanda do mundo, mas essa região que está a 90 quilômetros de Madri, faz com que a Espanha também ganhe destaque. Brihuega é um dos polos de produção de lavanda na Espanha. Desses campos são extraídos 10% da produção mundial de essência de lavanda.

Essa pequena localidade tem apenas 2500 habitantes mas nesta época do ano graças ao turismo e a fama que essas flores trouxeram, o número de visitantes aumenta 14 vezes em Brihuega.

Durante todo o mês de julho a cidadezinha se veste de cores e vira uma festa. Tem feira com todos os tipos de produtos feitos com lavanda que você possa imaginar e até alguns que você nunca teria pensado, como sorvete e até cerveja, além dos tradicionais sachês para perfumar roupas e armários, é claro!

Tem uma lojinha super simpática em Brihuega que é de uma brasileira (a Deisy) e ali tem uma infinidade de produtos, a loja chama Alcarria Natura. O melhor horário para ir visitar a feirinha é depois das 18h, antes faz muito calor. Avisei 🙂

Produtos feitos com lavanda
Produtos feitos com lavanda

Como ir
Agora que você já sabe onde ver campos de lavanda, confira como chegar lá. De Madri até Brihuega dá 1h30 de carro. Minha sugestão é ir de carro mas se você não puder, também dá para ir de ônibus de Madri até Guadalajara e dali pegar outro ônibus (que dá mais 30 minutos). O único problema é que não tem muitos horários de ônibus de Guadalajara até Brihuega. 

A outra vantagem de ir de carro é depois poder visitar um ou vários campos de lavanda que ficam ao redor de Brihuega (a maioria fica a poucos quilômetros dali e a visita é gratuita). Olha o mapa aí embaixo pra ter uma ideia.

onde ver campos de lavanda



Se você não puder ir de carro, existe a opção de visitar os campos com o tour que é feito pela prefeitura da cidade (3 euros por pessoa) em julho mas tem que reservar com bastante antecedência pelo email turismodesensaciones_brihuega@eulen.com 

Além das visitas aos campos também dá para visitar algumas destilarias onde a essência de lavanda é produzida. Geralmente as destilarias ficam ao lado ou bem perto dos campos.

Também é possível fazer voos de balão (mais informações info@aerotours.com) 200 euros por pessoa o voo, passeios de asa delta (info@aeroduo.es) e participar de festivais de música (www.festivaldelalavanda.com)

Aproveite para ler também sobre os museus grátis que você pode visitar em Madri.


Dicas
Julho é época de floração e colheita da lavanda, algumas vezes vai até o comecinho de agosto mas não muito mais do que isso. 

A feira de produtos feitos com lavanda é maior nos fins de semana mas a cidade é pequena e fica muuuuito cheia. Eu recomendo ir durante a semana, mesmo que a feirinha seja menor. A vantagem é que você vai encontrar menos gente visitando os campos de lavanda. 

Leve protetor solar porque o calor é de lascar nessa época do ano na região. Tome cuidado com as abelhas porque tem várias nos campos. Aliás, a mel de lavanda é bem famosa e uma das mais famosas produzidas na Espanha é dali. 

Procurando hotel em Madri? Então é só clicar neste link que oferece as melhores ofertas pelo Booking


O melhor horário para tirar fotos nos campos de lavanda é no fim do dia, a partir das 20h quando o sol começa a se por. Nessa hora os tons roxos ficam ainda mais vibrantes. E a melhor dica de todas, não use roupa escura. Sugiro vestir branco, rosa ou outro tom clarinho para destacar mais nas fotos.

Agora que você já sabe onde ver campos de lavanda, me conta nos comentários aí embaixo se você já visitou algum ou se gostaria de visitar quando vier para Madri no verão. 

Participe e deixe seu comentário