Parque Tanguá, um dos + lindos de Curitiba

parque-tangua

Como Curitiba é conhecida por ser uma cidade ecológica e por ter uma das maiores áreas verdes por habitante do Brasil, é claro que parques é o que não falta por lá! Um dos meus favoritos é o Tanguá.

Eu sou apaixonada por parques e lagos. Sempre que visito um destino, faço questão de conhecer seus parques também. Em cada cidade que já morei tenho os meus favoritos. Em Londres é o Kensington Park, tem um post só sobre ele aqui. Em Buenos Aires, onde moro atualmente, amo o Lago Regatas e o Rosedal.

Bom, mas este post é para falar específicamente sobre o Tanguá, um dos parques mais visitados da capital paranaense. Pesquisando sobre os parques de Curitiba, descobri que a cidade tem 36 espaços urbanos de preservação e que o índice de área verde é de 60 metros quadrados por habitante.

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde recomenda 12 metros quadrados de área verde por habitante. Curitiba está bem acima da média se comparada com muitas cidades pelo mundo afora, ainda bem!

parque-tangua

Voltando ao Tanguá, ele fica no bairro Pilarzinho. Eu acho este um parque especial. Primeiro, porque tem uma cascata enoooorme (artificial), trilhas no meio da mata e ciclovia. Segundo, porque tem um túnel que liga duas pedreiras desativadas.

A entrada ao parque já é majestosa. Um grande jardim em estilo francês cheio de flores, um chafariz e um espelho d´água, fazem parte do Jardim Poty Lazzarotto.

parque-tangua

curitiba-parque-tangua
Jardim Poty Lazzarotto

Poty, como é chamado carinhosamente, foi um artista curitibano muito famoso. Há várias obras e murais dele espalhados pela cidade.

Na minha opinião, o ponto alto do Tanguá é o mirante! Com 65 metros de altura, dali é possível ter uma vista incrível do parque e de parte de Curitiba. Quando você está lá em cima, fica difícil pensar que está a poucos quilômetros do centro de uma capital brasileira.

parque-tangua
Vista do mirante

curitiba-parque-tangua

Esse mirante tem três andares e ali também tem uma lanchonete (o bistrô) e uma loja de artesanato. Para se ter uma ideia do tamanho desse parque, o Tanguá tem 235 mil m2.

Eu já fiz piquenique com as minhas sobrinhas lá e foi uma delícia. Para quem gosta de pedalar, tem ciclovias para andar de bike pelo parque.

Na parte debaixo do parque tem uma lanchonete sobre um deck e uma bela vista do lago e da cascata.

parque-tangua

parque-tangua
parque-tangua

Quem quiser reproduzir essa foto engraçada ¨bebendo água¨ da cascata, tem que descer e ficar ao lado da lanchonete lá embaixo, de frente para a cascata. Fica legal, né?

Sabia que antigamente havia um projeto, antes de virar parque, para que esse local fosse uma usina de reciclagem de caliça e de lixo industrial? Ainda bem que não deu certo e esse enorme terreno virou o belo Parque Tanguá!

Procurando hotel em Curitiba, então confira as melhores ofertas com o Booking. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão para continuar ativo e você paga a mesma coisa.

Uma última dica, deixe para ir nesse parque no fim da tarde, quando não estiver nublado. O pôr do sol em cima do espelho d´água da entrada é incrível!

parque-tangua

Mais informações

O Parque Tanguá fica na Rua Oswaldo Maciel, 97, no Pilarzinho e fica aberto 24h.

Participe e deixe seu comentário.