Como Curitiba é conhecida por ser uma cidade ecológica e por ter uma das maiores áreas verdes por habitante do Brasil, é claro que parques é o que não falta por lá! Um dos meus favoritos é o Parque Tanguá.
Eu sou apaixonada por parques e lagos. Sempre que visito um destino, faço questão de conhecer seus parques também. Em cada cidade que já morei tenho os meus favoritos. Em Londres é o Kensington Park, tem um post só sobre ele aqui. Em Buenos Aires, onde moro atualmente, amo o Lago Regatas e o Rosedal.
Bom, mas este post é para falar específicamente sobre o Tanguá, um dos parques mais visitados da capital paranaense. Pesquisando sobre os parques de Curitiba, descobri que a cidade tem 36 espaços urbanos de preservação e que o índice de área verde é de 60 metros quadrados por habitante.
Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde recomenda 12 metros quadrados de área verde por habitante. Curitiba está bem acima da média se comparada com muitas cidades pelo mundo afora, ainda bem!
Voltando ao Tanguá, ele fica no bairro Pilarzinho. Eu acho este um parque especial. Primeiro, porque tem uma cascata enoooorme (artificial), trilhas no meio da mata e ciclovia. Segundo, porque tem um túnel que liga duas pedreiras desativadas.
A entrada ao parque já é majestosa. Um grande jardim em estilo francês cheio de flores, um chafariz e um espelho d´água, fazem parte do Jardim Poty Lazzarotto.
Poty, como é chamado carinhosamente, foi um artista curitibano muito famoso. Há várias obras e murais dele espalhados pela cidade.
Na minha opinião, o ponto alto do Tanguá é o mirante! Com 65 metros de altura, dali é possível ter uma vista incrível do parque e de parte de Curitiba. Quando você está lá em cima, fica difícil pensar que está a poucos quilômetros do centro de uma capital brasileira.
Esse mirante tem três andares e ali também tem uma lanchonete (o bistrô) e uma loja de artesanato. Para se ter uma ideia do tamanho desse parque, o Tanguá tem 235 mil m2.
Eu já fiz piquenique com as minhas sobrinhas lá e foi uma delícia. Para quem gosta de pedalar, tem ciclovias para andar de bike pelo parque.
Na parte de baixo do parque tem uma lanchonete sobre um deck e uma bela vista do lago e da cascata.
Quem quiser reproduzir essa foto engraçada ¨bebendo água¨ da cascata, tem que descer e ficar ao lado da lanchonete lá embaixo, de frente para a cascata. Fica legal, né?
Sabia que antigamente havia um projeto, antes de virar parque, para que esse local fosse uma usina de reciclagem de caliça e de lixo industrial? Ainda bem que não deu certo e esse enorme terreno virou o belo Parque Tanguá!
Uma última dica, deixe para ir nesse parque no fim da tarde, quando não estiver nublado. O pôr do sol em cima do espelho d´água da entrada é incrível!
Mais informações
O Parque Tanguá fica na Rua Oswaldo Maciel, 97, no Pilarzinho e fica aberto 24h.