[dropcap letter=”A”] capital portenha é uma grande metrópole: muita gente, muito trânsito, um vai e vem constante, mas ainda assim é possível encontrar lugares tranquilos e bacanas para descansar. Outro dia conheci um oásis no meio de tanto burburinho.
Estive passeando com amigos e encontrei uma pequena rua onde coloridas fachadas de várias casas me chamaram a atenção. É o Pasaje Lanín, uma rua de três quarteirões onde quase todos os imóveis foram decorados com mosaicos e muita criatividade. Esse lugar está em Barracas, na zona sul de Buenos Aires, próximo ao turístico bairro de La Boca.
A ideia de decorar as fachadas foi do artista argentino Marino Santa María, que morava em uma dessas casas. Aos poucos, os moradores também se empolgaram e acabaram contribuindo com doações de azulejos. A técnica utilizada pelo artista é a do “trencadis”, que consiste em cobrir superfícies curvas com pedaços de cerâmica colorida, tipo mosaico. Ninguém menos que Gaudí utilizou essa técnica em suas obras.
Passear por essa rua é uma alegria para os olhos e um descanso para os ouvidos; poucos carros e pessoas passam por lá, principalmente durante os fins de semana. Além disso, é uma delícia ver que a arte urbana pode estar em qualquer lugar e ao alcance de todos.
O Pasaje Lanín fica entre as ruas Brandsen e a Avenida Suárez, no bairro portenho de Barracas.