Por que os passaportes têm cores diferentes?

passaportes- cores diferentes

Por que os passaportes têm cores diferentes? Como sempre tive essa curiosidade, resolvi investigar um pouco mais para saber por que esse documento de viagem tem cores tão diferentes pelo mundo afora.

Quando estou na fila de embarque gosto de fazer um jogo comigo mesma. Primeiro olho para o rosto de algum passageiro e tento adivinhar de onde a pessoa poderia ser e depois tento olhar a cor do passaporte para ver se acertei.

A grande maioria dos passaportes têm uma destas quatro cores: vermelha, verde, azul ou preta. Essas são as cores básicas, mas depois há muitas variações de tons.

passaportes-vermelhos

O tamanho e os parâmetros desses documentos são impostos pela Organização Internacional de Aviação Civil, que é ligada à ONU.

Vermelho
Algumas cores de passaportes estão diretamente ligadas à história política do país. Esse é o caso de algumas nações que escolheram o vermelho em seus passaportes. Geralmente, países com histórico de sistema comunista.

Alguns exemplos são a Eslovênia, China, Sérvia, Rússia, Letônia, Romênia, Polônia e Geórgia. Um que foge a essa regra é a Suíça, que também escolheu o vermelho.

Verde
A maioria dos estados islâmicos tem passaporte verde. Ao que parece, essa cor está diretamente relacionada com a religião. Dizem que o verde era a cor preferida do profeta Maomé. Além disso, para os muçulmanos o verde é símbolo da natureza e da vida.

Passaportes-verdes

Países como Egito, Marrocos, Arábia Saudita e Paquistão têm passaporte na cor verde. Porém, outras nações como Uzbequistão, Turcomenistão ou o Vaticano também usam essa cor em seus passaportes.

Bordô (vinho)
Todos os países que fazem parte da União Europeia têm o passaporte na cor vinho. A única exceção é a Croácia que continua apostando no azul escuro.

Outra curiosidade sobre o passaporte bordô são os países que gostariam de entrar (um dia) na União Europeia e que acabaram mudando a cor dos seus documentos para vinho também. Esse é o caso da Turquia, Albânia e Macedônia.

O passaporte turco mudou para cor vinho há alguns anos. Foto: Ekrulila

Os britânicos, que já abandonaram a União Europeia, também se apressaram em mudar de novo a cor do seu passaporte. Do vinho, época em que fez parte da UE, mudou para o azul (sua cor inicial). Há quem diga que esse foi um bom exemplo da retomada da soberania do Reino Unido.

Preto
Agora que estou pensando um pouco, acho que essa é a cor que menos vejo em passaportes. Muitos países africanos escolheram a cor preta: Botswana, Zâmbia, Burundi, Gabão, Angola, Chade, Congo, Malawi, etc.

passaporte do Congo
Foto: Reuters

A exceção fica para a Nova Zelândia que também tem o documento preto.

Azul
Especialistas no assunto dizem que o azul foi associado no passado ao ¨novo mundo¨. Essa é a cor utilizada no passaporte por vários países da América do Sul, América do Norte e Oceania.

passaportes-azuis

Todos os países membros do Mercosul, com exceção da Venezuela que tem o passaporte vinho, têm passaporte azul.

Mas o azul não é uma cor usada só neste lado do mundo. Países tão distantes como Quênia, Fiji, São Tomé e Príncipe ou Sudão do Sul também têm a cor do céu em seus documentos.

Passaportes brasileiros
Sabia que existem vários tipos e cores de passaportes brasileiros? Vamos lá!

passaportes-brasileiros

O passaporte diplomático é vermelho. Esse é emitido pelo Itamaraty e só pode ser usado por diplomatas ou por pessoas que viajam ao exterior em representação oficial do governo brasileiro.

O passaporte verde é para as pessoas que trabalham servindo o governo do Brasil. 

O amarelo é o passaporte de emergência para estrangeiros. Esse documento é emitido pela Polícia Federal para quem é estrangeiro apátrida (sem país), refugiado, asilado ou é um estrangeiro que não tem representação diplomática no Brasil.

Foto: Maha Mamo/Arquivo pessoal

O passaporte de emergência para brasileiros é azul claro. Esse documento só é emitido quando o viajante não pode esperar o prazo regular de entrega do tradicional.

Geralmente, esse passaporte é emitido em 24h para pessoas que tenham que fazer uma viagem por algum destes mostivos: catástrofes naturais, conflitos armados, ajuda humanitária, viagem imediata por saúde ou outras situações emergenciais. A diferença é que esse passaporte só vale por um ano.

Pesquisando sobre esse passaporte emergencial, que eu nem sabia que existia, vi que ele só é válido para entrar em alguns países porque esse documento não conta com todos os ítens de segurança que os passaportes tradicionais têm. Então, esse documento azul claro só é aceito na Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

E para terminar, também existe um passaporte brasileiro marrom. É o chamado laisser-passez, que é concedido a viajantes de países com quem o Brasil não tem relações diplomáticas.

passaporte-brasileiro-antigo
Antigamente o passaporte brasileiro era verde

Antigamente o passaporte brasileiro era verde escuro. Fui procurar nas minhas gavetas e encontrei o meu da foto de cima. Fiz esse documento quando fiz minha primeira viagem a Londres, em 1995. Foi nessa viagem que me apaixonei por essa cidade e decidi que um dia moraria lá e assim foi 🙂

Design e curiosidades
Pela cor, o passaporte que mais chamou a minha atenção foi esse da Holanda na cor rosa shock!

holland-emergency-passport

Esse documento é emitido em caso de emergência para os holandeses.

E se não é pela cor, alguns países se destacam pelo design dos seus passaportes. O da Noruega, por exemplo, teve seu novo desenho escolhido em um concurso.

passaporte-noruega

Minimalista e elegante, o passaporte escandinavo vermelho é o comum, o azul é o diplomático e o branco é para os imigrantes que moram na Noruega.

Além disso, o passaporte norueguês tem uma surpresa escondida. Quando as folhas internas são iluminadas com luz ultravioleta, um holograma da aurora boreal aparece.

passaporte-noruega

O passaporte canadense também usa a mesma técnica da luz ultravioleta. Aliás, achei esses desenhos muito mais bonitos.

Foto: boredpanda.com

Uma super dica, um site muuuuito legal para ver quais países utilizam cada cor e também para conferir qual é o ranking mundial do passaporte mais ¨forte¨ ou do mais ¨fraco¨ é o Passport Index.

Bom, agora que você já sabe por que os passaportes têm cores diferentes, da próxima vez que viajar para o exterior você terá uma certa ideia de onde pode ser cada passageiro que encontrar na fila do embarque!

Join the Conversation

2 Comments

Participe e deixe seu comentário

  1. says: Lucila

    No texto falo do passaporte emergencial (que no Brasil é azul) e cito a Colômbia como um dos países que aceita esse documento. Não estou dizendo que a cor do passaporte colombiano seja essa.

  2. says: Alee

    O passaporte da Colômbia não é azul, e vinho.