Passeio de barco em Puerto Madero

remo puerto madero
Foto: Divulgação

Que tal conhecer Puerto Madero de uma maneira diferente, diretamente da água e fazendo um pouco de exercício ao mesmo tempo? Remar no Rio de la Plata é uma atividade bacana que eu experimentei e super recomendo!!

Eu gosto muito do bairro de Puerto Madero de Buenos Aires, um dos mais modernos e também um ótimo lugar para almoçar ou jantar olhando o rio. Participei desse tour e como gostei bastante quero compartilhar a dica com vocês aqui no blog.

Essa é uma atividade organizada pelo Gobierno de la Ciudad (a prefeitura de Buenos Aires) e tem um custo de 6 dólares por pessoa. Se você nunca remou ou tem pouca experiência, não se preocupe! Antes de entrar na água o instrutor explica como segurar no remo e como fazer para não gastar tanta energia remando em vão hehe.

Procurando hospedagem em Buenos Aires? Confira as melhores ofertas de hotéis do Booking na capital portenha. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

passeio remo puerto madero

puerto madero remo

Os barcos são grandes, para 10 pessoas, e cada pessoa tem um remo. Ou seja, usamos as duas mãos para um remo. Cada remo é meio pesado e no começo leva alguns minutos até entrar no ritmo, mas depois tudo flui!! O segredo é seguir a pessoa que está na frente, que é quem dá o ritmo da remada.

Todo o tour dura 1h30, mas o passeio em si, dentro da água, é de cerca de 1h. O grupo sai do Yacht Club Puerto Madero (no dique 4), rema até o lugar onde saem os barcos que vão para o Uruguai e justo aí está a entrada ao Rio de la Plata. Nesse lugar é feita a primeira parada porque o passeio é uma espécie de visita guiada. O instrutor fica de pé no barco e vai contando um pouco da história de quando os imigrantes chegaram ao país de barco, da remodelação de Puerto Madero, etc.

Nessa hora foi muito engraçado porque a gente estava distraída ouvindo as histórias quando de repente ouvimos uma buzina suuuuper forte de um barco.Era o Buquebus que vem do Uruguai avisando que precisava entrar. Ok, a gente não estava tão perto, mas juro que começamos a remar mais depressa para deixar o barco passar!! Tipo aqueles momentos engraçados e tensos ao mesmo tempo, sabe?

rio de la plata
Entrada do Rio de la Plata
rio de la plata
Passou perto, né?

Depois disso remamos até o famoso cartão postal Puente de la Mujer, feita pelo arquiteto espanhol Calatrava. Eu já passei por essa ponte dezenas de vezes, mas nunca a tinha visto desse ângulo, diretamente da água. Existem várias versões sobre a forma dela: tem gente que diz que é um sapato de salto, outros afirmam ver um casal dançando tango… Tem gente que tem muita imaginação!!

puerto madero
Puente de la Mujer

O passeio terminou depois de 1h mais ou menos e voltamos ao Yacht Clube felizes. Uma dúvida que tive quando estava remando é sobre a qualidade da água de Puerto Madero. Perguntei ao guia e ele disse que não havia contaminação de metais pesados, mas dei uma pesquisada na internet e encontrei várias matérias falando da poluição dessa água.

Ou seja, é claro que não dá pra beber ou tomar banho ali, mas tome cuidado com os pingos que podem cair na sua pele ou perto da boca. Durante o passeio a gente não se molhou, mas a água respingava um pouqinho na pele. De qualquer maneira, fique tranquilo que eu não tive nenhum problema na pele até agora!!

puerto madero

Pontos positivos do passeio
– uma maneira diferente de passear por Puerto Madero
– é uma atividade com preço camarada
– crianças a partir de 12 anos podem participar
– é um 2 em 1: passeio turístico e um pouco de exercício ao mesmo tempo J

Pontos negativos
– o guia só fala em espanhol
– o trajeto poderia ser um pouco mais longo

Resumindo, achei o passeio uma delícia e ainda tive sorte de pegar um belo domingo de sol de inverno. Em caso de chuva, a atividade é cancelada e eles devolvem o dinheiro, já que o pagamento é feito com cartão de crédito pela internet.

puerto madero

puerto madero

O que levar
– Óculos de sol
– Protetor solar
– Boné ou chapéu
– Roupa confortável e tênis

Depois dessa atividade, recomendo passear pela Reserva Ecológica de Puerto Madero que fica bem pertinho (tem um post aqui) ou aproveitar para almoçar em um dos melhores restaurantes do bairro, o famoso Cabaña Las Lilas.

Mais informações
Para reservar o passeio de remo tem que entrar nesse link e escolher entre 4f ou domingo. Tem dois horários (10h45 ou 12h15). O passeio custa cerca de 6 dólares por pessoa.

4 Comments

Participe e deixe seu comentário