Pastel de Belém em Buenos Aires

nataría portuguesa buenos aires

Já não preciso mais sonhar com viajar pra Lisboa para degustar um pastel de Belém, people!! Abriu uma loja desse que é um dos meus doces favoritos em Buenos Aires e eu estou mega super feliz.

Além de alfajores, sorvetes, facturas e tantos outros doces bons que tem para comer na Argentina, agora também vou me deliciar com o famoso pastel de Belém. A primeira vez que comi um foi em Lisboa e lá foi amor a primeira vista 🙂
Aqui tem um post completo sobre Lisboa.

Imagina uma massa folhada, bem crocante, com recheio de creme de baunilha e canela por cima, assim é o famoso pastel de Belém. Não é à toa que ele foi escolhido uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa!

pastel de belém português
De dar água na boca

Voltando a Buenos Aires, o português Luis Infante, que emigrou há mais de 22 anos, resolveu que era hora dos argentinos também conhecerem esse famoso quitute.

No Brasil tem vários lugares que vendem esse doce, obviamente por conta da influência portuguesa. Na Argentina ainda é novidade. Eles receberam muita influência culinária de espanhois e italianos. Ou seja, os doces portugueses não são conhecidos por lá. Por isso acho que a ideia vai emplacar em Buenos Aires.

Eu aproveitei o fim de semana para conhecer a Nataría Portuguesa, que fica a poucos quarteirões do Cemitério da Recoleta. O lugar é pequeno, mas é aconchegante e fofo.

nataria portuguesa em buenos aires nataria portuguesa em buenos aires

A única coisa que você pode comer ali é… adivinha? Para acompanhar os pastéis, dá pra tomar refrigerante, chá ou café. Achei o preço camarada, menos de 1 dólar cada um, e o atendimento excelente. A garçonete que trabalha ali me contou que o segredo está na massa que é feita com ovos, farinha, manteiga, leite, açúcar e tem um toque de limão e canela.

Comi dois, um a temperatura ambiente e o outro morninho. Gostei mais do quentinho porque a massa fica mais crocante. E nos dois coloquei canela por cima porque dá um toque especial!

Procurando hospedagem em Buenos Aires? Confira as melhores ofertas de hotéis do Booking na capital portenha. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Quando estava escrevendo este post, dei uma procurada sobre a receita tradicional e fiquei sabendo que Pastel de Belém é como um nome de origem, só pode ser chamado assim se for feito no bairro de Belém de Lisboa. Todos os outros são pastel de nata. Você sabia disso?

pastel de belem

Bom, fica a dica de gordices do Viagem Cult!! Por enquanto tem duas lojas da Nataría Portuguesa em Buenos, a que fica em Recoleta está na Calle Vicente Lopez, 1628, e tem uma pequena (só take away) na Avenida 9 de Julio, 867, mais perto do Obelisco.

4 Comments

Participe e deixe seu comentário.