Conheça Punta del Este e seus arredores

Lote8-uruguai1
Lote 8, um lugar incrível para fazer uma cata de azeite de oliva

Essa cidade uruguaia tem muitas atrações e passeios fantásticos para fazer por lá. O que pouca gente sabe é que esse é um destino para visitar o ano todo, não só no verão. Confira o que fazer nos arredores de Punta del Este, uma das praias mais badaladas da América Latina.

Piriápolis
Longe do burburinho agitado e fashion de Punta del Este, tem outro balneário que é uma graça, mais tranquilo e cheio de história.

Piriápolis fica a 40 km de Punta e foi fundado por um visionário e alquimista, o tal do Piria, daí o nome do lugar. Uma das maneiras mais divertidas de conhecer esse balneário é fazendo o tour vintage, que percorre as ruas e os pontos mais turísticos em um carro antigo.

O divertido carro que teva para conhecer Piriápolis

A diversão é garantida e o viajante ainda tem a sorte de contar com a Penny, a idealizadora desse tour. Ela é guia turística, ama o que faz e sabe muito sobre a história do lugar, além de ser uma Pirialover!!

O tour começa no belo Hotel Argentino, que foi um dos hotéis mais emblemáticos da região no passado. Antes ou depois de começar, você pode sentir um pouco do glamour dessa época e viajar no tempo vestindo roupas e chapéus antigos e posar para uma foto no melhor estilo old fashion.

Piriapolis-tour2
A gente se divertiu muito neste túnel do tempo

O tour vintage, dura 2 horas, custa 50 dólares por pessoa e no carro cabem no máximo 3 pessoas atrás.

Olha que legal, caminhando por lá descobri que o calçadão de Piriápolis é uma cópia do calçadão de Biarritz, na França.

Para terminar de conhecer esse lugar e ter as melhores vistas da região, mega recomendo subir a Colina San Antonio.

Piriapolis-lucila
Puntablogtrip-piriapolis
Todos os blogueiros que participaram do #PuntaBlogTrip2020

Dali de cima se tem uma vista belíssima da praia e da natureza ao redor.
Tem esse marco que é perfeito para umas fotos e a melhor atração, na minha opinião, é o teleférico.

Adoro essas cadeirinhas que deixam a gente com as pernas livres e sem vidro para curtir de perto a natureza. Eu desci e amei esses minutos de paz e tranquilidade só observando o entorno. A descida ou a subida custa 6 dólares por pessoa.

Piriapolis-aerosilla3

Vila de Éden
Outro lugar que vale a pena conhecer é um vilarejo fofinho que tem só 100 habitantes. Pueblo Éden fica a 37km de Punta e tem uma igreja, uma escola, uma praça e um lugar maravilhoso chamado La Casita de Chocolate. Só pelo nome já dá pra ter uma ideia do que estou falando, né?

É uma confeitaria artesanal que está dentro de uma casa feita de barro, com janelas de vidro reciclado e outros materiais que dão um charme todo especial e se encaixam perfeitamente com esse entorno de natureza.

Ali eu provei um dos melhores chocolates quente que já tomei até hoje: intenso e saboroso. A dona faz tudo caseiro.

Bolos, tortas, saladas e sucos. A viagem já vale só para comer algo gostoso nesse lugar, descansar a vista e sair um pouco do burburinho de Punta del Este.

Gente, depois de visitar o vilarejo, super recomendo visitar também o Lote8 para fazer uma cata de azeite de oliva.

Azeite de oliva e pôr do sol
Quando pensamos em mar, uma plantação de azeite de oliva não é a primeira coisa que a gente imagina, né? Pois essa foi a minha surpresa quando me disseram que a poucos quilômetros de Punta del Este tem uma região que produz azeite, no Vale do Éden.

Eu amoooo esse produto e gosto muito de aprender sobre o processo. Por isso, uma das atividades que mais adorei durante essa viagem foi aprender sobre o plantio, colheita e a elaboração do azeite de oliva.

Lote8-uruguai

O Lote8 é uma fazenda que está super preparada para receber o turista que quer conhecer um pouco mais sobre azeite de oliva, fazer uma cata e ganhar um dos melhores entardeceres da vida!


Junto a flores de lavanda, uma mesa enorme com uma louça divina e taças de vinho nos deram as boas-vindas no fim da tarde. Ali aprendi muito sobre os diferentes sabores de azeite e curiosidades como esta: você sabia que para fazer 1 litro de azeite é preciso prensar 10kg de azeitonas?

O tour pela plantação e pela fábrica, a cata guiada com direito a taça de vinho e queijos, custa 50 dólares por pessoa e dura 2h. A época de colheita de azeitona, para ver a fábrica a pleno vapor, é entre março e abril. Mais informações e reservas através do site.

Vinhos e alojamento super star
Se você gosta de vinhedos e quer passar um dia diferente, uma boa pedida é visitar a Sacromonte, um lugar para curtir a natureza de perto e se deliciar com a paisagem.

Essa vinícola fica a 1h de San Ignácio e a 200km de Montevidéu. A Sacromonte oferece passeio pelos vinhedos, por trilhas e a cavalo, além de churrasco de almoço e pôr do sol com degustação de vinhos. Quem quiser também pode se hospedar no alojamento boutique que tem só 4 casas incríveis, com piscina privada, no meio do bosque.

Sacromonte-uruguai
Foto: divulgação

O valor para passar o dia na Sacromonte é de 120 dólares por pessoa, com almoço e bebidas incluídas. A hospedagem custa cerca de 500 dólares por dia, dependendo da época do ano.

Gostou das minhas dicas do que fazer nos arredores de Punta del Este? Aqui tem outro post completo com mais atrações desse badalado balneário.

Conheci Punta del Este participando do #PuntaBlogTrip2020, em uma viagem com outro blogueiros da América Latina. A organização do evento foi da blogueira uruguaia Cari Fossati e da jornalista Rosanna Freda e contou com o apoio da Prefeitura de Maldonado, Punta Município e do Ministério de Turismo do Uruguai.

Participe e deixe seu comentário.