Quando estive na Cidade do Cabo visitei a Robben Island, onde o ex-presidente Nelson Mandela ficou preso por 18 anos. Atualmente, a ilha é Patrimônio da Humanidade. Prepare-se para uma viagem que certamente vai mexer um pouco com você.
Além de visitar a cela de máxima segurança, onde Mandela ficou preso, um ônibus percorre outros lugares da ilha e dá para descer e caminhar um pouco.
Um ex-presidiário político mostra o presídio e conta como foram seus dias ali; histórias interessantes e impactantes. Eu fiquei pensando na fortaleza do Mandela pra ficar tanto tempo encarcerado em uma cela de 4 metros quadrados, dormindo no chão e sem contato direto com o mundo exterior, enquanto ele lutava contra a segregação racial.
Pensar que durante 40 anos a ilha serviu de prisão para centenas de homens. Antes disso, a ilha foi base militar e hospital para leprosos. No caminho de volta também pensei em como um regime político tão besta como o apartheid deixou cicatrizes tão profundas na nação sul-africana.
Apesar dos ventos fortes, a ilha é um santuário para muitos animais; pinguins, lagartos, cobras e tartarugas. Se você tiver sorte, pode até avistar alguns pinguins que ficam perto do porto. Outra dica, se pegar o último barco, mesmo que for verão, leve um casaquinho ou uma jaqueta, venta muito lá. Eu curti o passeio e recomendo muito.
Um detalhe importante, não deixe para comprar o ingresso no último dia. Essa é uma das maiores atrações turísticas de lá e se deixar pra última hora, você pode ficar sem conhecer a ilha. O melhor é reservar pela internet ou comprar o ticket com pelo menos um dia de antecedência. Se o tempo fechar, o passeio é cancelado e eles devolvem o dinheiro. Por isso se pintar um sol, aproveite para conhecer a ilha antes de qualquer outro programa.
Os barcos saem do Nelson Mandela Gateway, no V&A Waterfront. Há quatro barcos por dia, com saídas às 9h, 11h, 13h e 15h. O tour todo demora 3h30. A ilha fica a cerca de 9 quilômetros de Cape Town e o trajeto de barco dura 40 minutos.
Mais posts sobre a África do Sul:
Cidade do Cabo
– O que fazer na Cidade do Cabo
– Conhecendo a Table Mountain
– Passeios românticos em Cape Town
– Conhecendo a Rota dos Vinhos da África do Sul
Johanesburgo
– Museu do Apartheid
– Soweto e Mandela Square
– Blue Train, um passeio de trem de luxo
– Como escolher um safári na África