Ruta del adobe – Catamarca

ruta del adobe catamarca
Foto: Esteban Mazzoncini

Faz algum tempo vi umas fotos de casas e igrejas feitas de barro no norte da Argentina e fiquei curiosa em saber um pouco mais sobre esse lugar. Pesquisando descrobri que ao longo da Ruta Nacional 60 fica a Ruta del Adobe, um circuito turístico que é Patrimônio Histórico Cultural.

Essa rota reúne inúmeras casas e igrejas coloniais que vão da cidade de Tinogasta até Fiambalá, na província argentina de Catamarca. São 55km onde é possível ver várias construções fofas feitas com a técnica do adobe. Algumas estão ao longo da estrada e outras dentro dessas cidades.

As casas de adobe (barro), palha e esterco são muito comuns por ali por diversas razões. Como faz muito calor por lá, esse tipo de casa é térmica e isola bem do frio e do calor. Além disso, até hoje é mais econômico construir uma casa com adobe do que com tijolos convencionais e cimento.

Eu e o Esteban na Ruta del Adobe

Durante a viagem fiquei sabendo que o adobe também é anti sísmico (para não cair durante terremotos), porque suas paredes são sólidas e muito grossas. Essa técnica ainda é muito utilizada em várias províncias argentinas e nos países andinos.

Nós paramos para conhecer alguns dos edifícios mais famosos dessa rota turística, a Capela Nuestra Señora de Andacollo, que foi construída na metade do século XIX.

ruta del adobe catamarca

ruta del adobe catamarca ruta del adobe catamarca

Não costumo entrar em igrejas, mas essa me chamou a atenção pelo seu interior acolhedor. A luz do sol que entrava pela porta e as bandeirinhas coloridas davam um toque especial à capela.

Outro lugar que conhecemos da Ruta del Adobe foi a Comandancia de Armas, a um quilômetro da cidade de Fiambalá. Construído em 1745 esse lugar foi utilizado pelos militares e hoje é um museu.

ruta del adobe catamarca

Quando viajo, gosto muito de me aprofundar na cultural local. Conhecer essas construções e ouvir os moradores contando sobre os benefícios dessas casas foi uma das partes que mais gostei. Como estava fazendo bastante calor em Catamarca, cada vez que eu entrava em uma casa feita de adobe sentia uma trégua do calor. Realmente eu pude ver que o adobe é um bom isolante térmico, dessas coisas que a gente aprende ao vivo e a cores quando viaja.

Onde se hospedar
A Ruta del Adobe fica entre as cidade de Fiambalá e Tinogasta. Fiambala é uma cidade bem pequena, mas tem várias pousadas desde as mais simples até algumas com um pouco mais de conforto. De qualquer maneira, não vá esperando um mega hotel por lá porque não tem.

Nós ficamos hospedados quatro dias na Hosteria Municipal e gostamos. O lugar é bem simples, a estrutura é um pouco antiga, mas os quartos estão bem equipados com ventilador e ar condicionado. Também tem um restaurante dentro da pousada que tem bons preços e a comida é gostosa.

Se quiser conferir outros alojamentos em Fiambala pelo Booking, veja aqui.

Eu fiz esta viagem para a província argentina da Catamarca, com o blogueiro Esteban, Un Viajero Curioso, e nós recebemos apoio da Secretaria de Turismo de Catamarca

Participe e deixe seu comentário.