Nem todo mundo que visita Cusco sabe que a alguns quilômetros de distância fica Maras, uma pequena cidade do interior que esconde um grande salar.
Confesso que não tinha muita vontade de conhecer esse lugar, mas acabei aceitando o convite do meu marido, afinal de contas viajar junto tem dessas coisas. E ainda bem que eu fui porque o passeio realmente vale a pena.
A primeira parada foi na pequena cidade de Maras. Esse lugar não tem um grande atrativo em si, mas é bacana para visitar uma cidade menos turística do que Cusco e conhecer um pouco mais da cultura peruana.
Saindo de Maras são necessários uns 40 minutos de caminhada, em descida pelo meio do campo, para chegar até as salineras. O trajeto é sussi, mas o problema é que nessa região tem muita altitude, ali são 3.300 metros e o passo deve ser tranquilo e vagaroso. Eu acabei ficando com um pouco de dor de cabeça por conta da altitude, mas nada terrível.
Durante a caminhada, aos poucos, as minas de sal vão aparecendo e deixando a paisagem diferente no meio do belo Vale Sagrado dos Incas. Engraçado ver como essas centenas de pocinhas brancas vão ficando maiores quando a gente vai se aproximando. São cerca de 5km branquinhos espalhados pelo meio das montanhas marrons.
Depois de pagar uma entrada de 2 dólares, tivemos tempo para tirar várias fotos e conversar com alguns trabalhadores locais. Eles nos contaram que várias famílias da região vivem da extração dessa sal. Cada pequeno quadradinho que você vê aí na foto pertence à uma família. Depois que o sal é retirado é levado até uma cooperativa para que o iodo seja adicionado.
Além da sal que é retirada dali, o pessoal da região também vende outros produtos, como chocolate e bolsinhas com sais temperadas.
Agradeci ao Esteban por ter insistido para que eu fizesse esse passeio com ele, porque realmente eu não imaginava que perto de Cusco a paisagem poderia mudar tanto assim e que esse lugar ainda fosse me surpreender.
Como chegar
Várias agências de turismo oferecem o passeio até as salineras desde Cusco junto com os restos arqueológicos de Moray, mas a gente foi por nossa conta mesmo. Pegamos um ônibus na pequena rodoviária de Pavitos e depois de uns 40 minutos chegamos a um cruzamento no meio da estrada. Peça ao motorista da van pra te avisar quando chegar ao cruzamento. É só você dizer que vai a Maras. Do cruzamento pegamos um táxi (5 minutos) até a pequena cidade de Maras e dali fizemos a caminhada de 40 minutos até as salineras.