A pequena capital de El Salvador tem algumas atrações e merece pelo menos um dia de visita. Além disso, como o país é pequeno (21mil quilômetros quadrados), pode servir de base para conhecer outras cidades em excursões de bate e volta. Para você ter uma ideia de como El Salvador é pequeno, todo o país tem o tamanho do estado de Alagoas.
Essa foi a primeira cidade do nosso projeto de lua de mel estendida, #honeymoonblogger. Nessa viagem que vamos percorrer de El Salvador até a Bolívia durante 4 meses.
O que visitar
O centro histórico da capital salvadorenha não é tão lindo como outras capitais da região, como Guatemala, por exemplo. O de San Salvador é meio caótico, cheio de vendedores ambulantes, bastante sujo e pequeno. Me contaram que antes do terremoto de 1986 havia vários edifícios da época colonial e que ali era o centro nevrálgico do país. Mas como muitos foram destruídos, as empresas e os prédios importantes se mudaram para outros bairros e o centro nunca voltou a ser o mesmo.
Por conta desse forte terremoto, hoje em dia não há vestígios de construções da época colonial no centro. Um dia é suficiente para dar uma passeada por lá e visitar alguns lugares como o Palácio Nacional, a Praça da Libertad, a igreja del Rosario, a catedral e o Teatro Municipal.
Outra região para visitar na cidade é o bairro La Escalón, onde fica a praça e o monumento de San Salvador del Mundo, e a Zona Rosa, um bairro residencial com vários restaurantes e hotéis.
Transporte
Os ônibus de transporte público são chamados de ruta ou buses e são diferenciados por números. Você vai ver que circulam pelo país os coloridos (e apertados) antigos ônibus escolares americanos.
A passagem custa entre 25 e 50 centavos de dólar (dentro da capital). Acredite, a experiência de viajar nesse trânsito caótico ouvindo regaeton no último volume é inesquecível.
Onde ficar
Não aconselho de forma alguma ficar hospedado no centro de San Salvador. Como já disse antes, é mega barulhento, sujo e de noite dizem que não é muito seguro. Nós ficamos hospedados 6 noites no bairro La Escalón, próximos do Monumento San Salvador del Mundo, e gostamos muito.
As 3 primeiras noites ficamos no La Escalón del Morrison. Ótima localização, perto de uma área comercial bacana e do Centro Comercial Galerias.
O hotel é um achado; bom preço, bem limpo, ótima atenção e ainda tem o plus de ter uma piscina. Essa antiga casa que virou um hotel tem 16 quartos espaçosos com suíte. A sala e a área onde servem o café da manhã parece casa da gente e os gerentes são uma simpatia.
Também ficamos hospedados 3 noites no Hotel La Antigua, que fica na mesma região, a um quarteirão do Shopping Galerias. Esse hotel é mais simples, mas tem quartos grandes e a localização é bacana. Se você procura um lugar sem muitas pretensões e só quer usar para descansar, pode ser uma opção.
Se quiser fazer uma reserva de hotel em El Salvador, clique aqui no Booking que sempre tem ótimas ofertas. Você não paga a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão pela sua reserva.
Aeroporto
O aeroporto internacional de San Salvador, a capital, fica a 40km do centro. Um táxi até o centro custa entre 25 e 30 dólares. Logo na saída você vai ver vários taxistas oferecendo serviço. Pegue um da cooperativa do aeroporto, já que são de confiança e o preço é acertado antes.
Mais informações
Em El Salvador a moeda oficial é o dólar. Vale a pena levar notas menores de 50 porque em muitos lugares não aceitam de 50 ou de 100 dólares.
O idioma é o espanhol, mas muita gente fala inglês, principalmente nos lugares turísticos.
Minha sugestão, não deixe de visitar El Salvador pelo que você ouve nas notícias e lê nos guias de viagem. Esse país é encantador e merece a visita de muita gente.
Você vai se surpreender com a gentileza e a alegria local! Os salvadorenhos te recebem sempre com um sorriso e estão sempre dispostos a te ajudar!