San Telmo é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires e também um dos mais interessantes de se visitar. Compartilho com vocês as 5 atrações imperdíveis desse lugar charmoso da capital argentina.
Caminhar pelas ruas de San Telmo é como estar em outra época: as calçadas são estreitas, as ruas conservam os paralelepípedos e as luminárias pretas dão um toque muito especial. Quase não tem prédios por ali e as casas de dois andares têm um ar cubano. É só caminhar olhando pra cima para achar que estamos na Havana.
San Telmo é conhecido por ser um bairro descolado e boêmio. Muitos estrangeiros jovens escolhem essa região para morar e de noite o agito fica por conta dos inúmeros barzinhos.
Estes 5 imperdíveis que indico neste post podem ser visitados a pé tranquilamente porque fica tudo meio perto.
1. Mercado de San Telmo
Essa é a joia do bairro. Este mercado que antigamente era só de frutas, verduras, temperos, carne e várias lojas, se reconverteu nos últimos anos e virou um ótimo lugar para comer.
Dezenas de restaurantes disputam os clientes e as opções são muitas. Tem para todos os gostos: carne, é claro, empanadas, comida espanhola, crepes franceses, asiática, suíça e vários quiosques que servem bebidas e tragos.
O interior do mercado com suas vigas, arcos, colunas de metal e teto de vidro e chapa são originais da época em que o edifício foi inaugurado, em 1897.
Se você for no fim de semana, prepare-se para enfrentar uma filinha. Dentro mesmo do mercado algumas lojinhas ainda resistem; vendem antiguidades, quinquilharias e outras viraram mais turísticas, com produtos como doce de leite ou alfajores.
-> Calle Bolívar, 970
2. Feira Plaza Dorrego
A alma de San Telmo está nessa praça, principalmente nos fins de semana quando acontece a feirinha de antiguidades. Eu gosto de passear entre as barraquinhas e observar as coisas que se usavam antigamente e que hoje são relíquias.
Os sifones de vidro coloridos são um charme. Os argentinos ainda usam muito para servir água com gás, mas esses da foto são só para enfeite mesmo.
Ah, quase sempre tem show de tango ali nos fins de semana e ao redor da praça tem vários restaurantes que colocam as mesas do lado de fora. Gostoso sentar ali e ficar observando o jeito portenho de ser.
-> Calle HUMBERTO 1° esquina Calle Defensa
3. Galeria Solar de French
Famoso pelos guarda-chuvas coloridos pendurados, esse antigo casarão é um dos lugares mais fotografados de San Telmo. Quem tem conta no Instagram adora!
Com uma arquitetura neocolonial, da década de 1930, no pátio várias lojinhas de roupas, objetos de decoração e arte, joias, artesanato, etc. Fica a dica: um bom lugar para fazer compras e tirar fotos.
-> Calle Defensa, 1066
4. Casa mínima
Seu nome já diz tudo. Essa casa que tem uma fachada de apenas 2,50 metros e 13 metros de comprimento é a mais estreita de Buenos Aires.
Dizem que antigamente essa foi a casa de um escravo. Os ¨senhores¨ doavam um espaço ao lado das suas residências para que alguns escravos pudessem construir suas casas perto e assim continuar trabalhando para eles.
Dá para entrar na casa mínima fazendo uma visita guiada no Zanjón de Granados (ruínas arqueológicas que ficam ali na esquina mesmo).
-> Passaje San Lorenzo, 380
5. Estátua Mafalda
A simpática Mafalda é um personagem de quadrinhos criado pelo cartunista argentino Quino que ficou famosa internacionalmente. Só pra se ter uma ideia, essa garotinha sem papas na língua é muito mais famosa do que a Mônica para os brasileiros.
A estátua colorida fica bem pertinho da casa onde Quino morou por alguns anos. Além da Mafalda que fica sempre sentadinha nesse banco, ao seu lado estão Susanita e Manolito, seus inseparáveis amigos.
-> Calle Defensa, 700
Onde se hospedar em Buenos Aires? Vem ver este post
Eu só listei alguns atrativos, mas San Telmo tem dezenas de lugares interessantes para visitar. Aí vão mais alguns para quem tiver mais tempo e vontade de caminhar: a igreja ortodoxa russa (Av. Brasil, 315) é linda. Para quem gosta de cultura, indico o Museu de Arte Moderna (Av. San Juan, 350) e o Museu Penitenciário (Calle Humberto 1º, 378). Sem falar nos bares antigos que convidam a pedir um café e sentar na janela para observar o bairro com calma.
Você já conhece San Telmo? Qual é o seu cantinho favorito desse charmoso bairro portenho? Conta pra mim nos comentários aí embaixo!