Ostras, mata atlântica e muita natureza

Além de sol e mar, que tal fazer um passeio diferente no meio da Mata Atlântica na praia de Caiobá? Para quem gosta do litoral paranaense, super indico ir até o Morro do Cabaraquara, que fica entre a Baía de Guaratuba e o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange.

Conheci o Sítio Sambaqui neste verão por indicação de uma amiga da minha mãe que nos levou até lá e compartilho a dica com vocês porque adorei o lugar.

Imagina caminhar pelo meio da rica Mata Atlântica, ver mangues, caranguejos e conhecer um pouco mais sobre a criação de ostras. Tudo isso é possível ali.

No Morro do Cabaraquara, que fica atrás do Iate Clube de Caiobá, pertinho do ferry boat que cruza até Guaratuba, tem vários restaurantes, mas o Sambaqui é um dos poucos que junta gastronomia com educação ambiental.

Eles têm uma parceria com a Universidade Federal do Paraná, o Projeto Cultimar, e disponibilizam um trapiche até a baía através de passarelas de madeira e informação sobre a fauna e flora local. Ali pude ver a importância dos manguezais, que são uma espécie de berçário para peixes e camarões.

Eu sou uma apaixonada pela diversidade da natureza brasileira. Moro fora do Brasil há 18 anos e toda vez que volto pra cá fico encantada com a facilidade que temos de estar perto da natureza a qualquer momento.

Enquanto caminhava pelas passarelas, vi caranguejos vermelhos, flores, plantas diferentes e também vi como as ostras são cultivadas.

Aliás, para quem quiser aproveitar e comer ostras frescas e outros frutos do mar, dentro do sítio tem um quiosque no meio da mata. Nós não almoçamos lá, mas quando passei tinha bastante gente e pelo que li em alguns blogs, é muito bom.


Lá mesmo também é possível alugar stand up para remar um pouco pela baía e se divertir bastante! A entrada ao sítio é gratuita e fora de temporada o lugar só abre nos fins de semana ou com reserva.

Mais informações
Para chegar ao Sítio Sambaqui é só pegar a rua lateral do ferry boat de Caiobá e seguir reto mais uns 2km.

Participe e deixe seu comentário.