Stonehenge, um monumento misterioso

Stonehenge

Esse monumento pré-histórico é um dos pontos turísticos mais visitados fora de Londres e também uma das maravilhas da Grã-Bretanha. Imagina você que essas pedras enormes colocadas em forma de círculo estão lá há mais de 4.500 mil anos!

Há muitas teorias sobre a origem desse lugar: alguns historiadores dizem que Stonehenge foi feita com motivos astronômicos, outros afirmam que o intuito era religioso e também há quem diga que essas pedras foram colocadas lá para servir de abrigo para o espírito dos mortos.

Seja qual for a razão, esse santuário que tem pedras com mais de 5 metros de altura também é símbolo de um lugar energético e espiritual e o dia que mais recebe visitas é no dia 21 de junho (o dia mais longo do ano e também o início do verão nessa região do planeta).

Stonehenge

O espetáculo da natureza acontece nesse dia, quando o eixo principal dessas pedras se alinha com o eixo do solstício! Eu estive lá durante o inverno então não pude presenciar esse momento tão famoso, mas mesmo assim valeu conhecer esse monumento.

Stonehenge
Mesmo morrendo de frio, valeu a visita

O passeio pelas pedras é feito com um audio-guia que vai contando a história do lugar e detalhes importantes. Stonehenge fica a 140km de Londres e assim como Windsor são um perfeito passeio para um bate e volta. Aliás, combinar as duas visitas é tranquilamente possível em um dia só. Isso foi o que eu fiz com a excursão que peguei da Musement.

A entrada para visitar Stonehenge custa 19 libras (se comprar antecipadamente pela internet). Se comprar na hora, o valor é de 21 libras. O monumento abre de segunda a domingo, das 9h30 às 17h.

Eu fiz essa excursão a convite da Musement e achei que valeu a pena pelo lado do conforto. É só sentar no ônibus e não se preocupar com mais nada. As entradas aos monumentos já estão incluídas e o passeio também tem um guia que fala inglês. A única desvantagem é que o tempo em cada lugar é limitado, justamente porque visitamos Windsor, Stonehenge e também a cidade de Bath.

Bath e suas termas
Essa cidade é famosa pelos banhos termais que foram criados na época do Império Romano e pela cor beige da pedra usada na maioria dos edifícios que estão no centro. Como chegamos já no fim do dia e anoitece ao redor das 16h no inverno, infelizemente, não deu pra ver muito.

Bath

Bath é Patrimônio da Humanidade e seus dois principais pontos de visita são a Abadia com suas abóbadas em forma de leque e as termas romanas, que estão fechadas e hoje são um museu.

Bath Abadia
A famosa Abadia de Bath

A cidade de Bath fica a quase 200km de Londres. A viagem de carro ou ônibus dura cerca de 2h30.

Na minha opinião, teria sido melhor visitar só o castelo e Stonehenge para curtir um pouco mais de cada lugar e num dia separado visitar só Bath. Tirando isso, acho que vale fazer a excursão, principalmente se você tem poucos dias sobrando. Se quiser ler sobre como foi a minha visita ao Castelo de Windsor, confira este post.

2 Comments

  • Que legal saber que você gosta desse lugar, Johnnie. Quando eu fui estava muuuuito frio e não consegui sentir muita energia hehe, mas sei que para muitas pessoas Stonehenge é um lugar especial. Um abraço.

Participe e deixe seu comentário.