Subir a Table Mountain é pura aventura!

table mountain

[dropcap letter=”Q”]uero contar que já tenho outra cidade na minha lista de Top 5 do mundo; Cidade do Cabo. Gente, esse lugar é maravilhoso, os cenários e lugares são alucinantes. Tive essa certeza quando subi no topo da Table Mountain, um dos mais belos cartões postais da África do Sul.

Lá de cima, a 1.086 metros acima do mar, dá pra ver edifícios, a região montanhosa, o verde, as nuvens, que estão ao alcance dos dedos. A vista é de tirar o fôlego até daquelas pessoas mais viajadas. Eu subi lá e poderia ter ficado o dia inteiro só observando essas belezas.

table mountain

Tem várias maneiras de chegar na Table Mountain; de táxi, alugando um carro ou pegando o ônibus de turismo (aqueles vermelhos de dois andares). Eu peguei esse tour do ônibus e recomendo. Para subir no topo dá pra pegar o bondinho. O ticket custa 105 rands, aprox. US$13.

table mountain

Esse teleférico é super moderno. Entram 65 pessoas e a plataforma vai girando enquanto sobe, pra todo mundo ter uma vista de 360º da estonteante região. A subida é rápida, acho que não dura mais do que 5 minutos. Lá em cima dá pra ficar o tempo que a pessoa quiser, tirar fotos e caminhar ao redor.

Assistam ao vídeo que fiz lá em cima e acompanhem a aventura da descida!!

table mountain

De cima dá pra ver o estádio Cape Town, construído para a Copa de 2010; a Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso; e a famosa praia de Camps Bay.

Também tem um restaurante e banheiros muito limpos (dá até pra encher a garrafinha de água na pia. É potável e sai geladinha).

Depois de tirar muitas fotos, pensar na vida e divagar olhando para o infinito, como eu estava precisando de um pouco de adrenalina, decidi que a descida ia ser a pé. Tem várias trilhas para subir ou descer, algumas são com caminhadas mais leves, enquanto outras exigem um bom preparo físico. O desafio é bacana e vale a pena, só não aconselho para quem sofre de vertigem.

Eu escolhi a trilha “Platteklip Gorge”. Na verdade, eu não tinha idea de como seria, mas lá fui eu. Pensei que descer seria mais fácil, afinal de contas, como diz o ditado; “Pra baixo todo santo ajuda”. Mas acho que não fiz a melhor escolha. Toda hora eu me perguntava por que eu ncontrei mais gente subindo do que descendo? Alguma razão pra isso deve ter, né?

table mountain

Durante a descida encontrei caminhos bastante íngremes e em alguns lugares tive que descer meio sentada, sou um pouco medrosa, eu sei. Foram duas horas de caminhada por paisagens maravilhosas. Em alguns momentos me senti completamente envolvida pela natureza. O conjunto de montanhas da Table Mountain é enorme e você se sente um pontinho pequenino no meio de tanta beleza. A sensação é maravilhosa.

A medida que o mar e a cidade iam ficando mais perto, a minha alegria ia aumentando. Confesso que foi um baita exercício, suei pacas, mas valeu muito a pena. Detalhe, o esforço foi tanto que fiquei uns 3 dias sem poder me agachar. Descer ou subir escadas, só de ladinho!! Eita veiera!

table mountain
Algumas dicas, durante o verão, na Cidade do Cabo escurece só lá pelas 20h, e como o calor ali é brabo nessa época, escolha subir ou descer a pé no fim da tarde ou bem no comecinho da manhã.

Ah, o tempo ali pode mudar de uma hora pra outra. Então, para não perder a viagem, é melhor sempre confirmar se a montanha está aberta para visitação nesse dia. Dá para checar neste site, www.tablemountain.net

table mountain

Outra dica bacana, depois das 18h os tickets do teleférico custam a metade do preço. Para quem quiser economizar e ver o por do sol lá de cima, pode ser uma boa pedida. Lembre de levar água, boné e usar tênis bem confortável. E prepare bem seus joelhos e pernas, você vai precisar muito deles!

Mais posts sobre a África do Sul:
Cidade do Cabo
– O que fazer na Cidade do Cabo
– Passeios românticos em Cape Town
– Conhecendo a Rota dos Vinhos da África do Sul
– A ilha de Robben Island

Joanesburgo

– Museu do Apartheid
– Soweto e Mandela Square
– Blue Train, um passeio de trem de luxo
– Como escolher um safári na África

Join the Conversation

4 Comments

Participe e deixe seu comentário