Para quem gosta de animais e está procurando um passeio diferente para fazer com crianças, uma boa opção é visitar o Zoológico Temaikèn que fica bem pertinho de Buenos Aires.
Esse bioparque é uma mistura de reserva ecológica com zoológico e faz o maior sucesso com os pequenos viajantes.
Há 50 km da capital portenha, as maiores atrações do Temaikèn são os tigres brancos, os aquários, cangurus, hipopótamos e tantos outros animais de grande e pequeno porte.
Depois de ter feito três safáris na África eu nunca mais olhei para os zoológicos da mesma maneira. Eu acho que os animais devem ficar livres e não deveriam ser tirados do seu habitat natural, ainda mais os animais selvagens. Fazia muito tempo que eu não visitava um zoo e há muitos anos tinha vontade de conhecer o Temaikèn para conhecer a proposta diferenciada desse parque.
Gostei muito das suas áreas verdes, que são muitas, e do entorno dentro do parque. Embora seja um zoológico porque não há animais soltos, os bichos ficam separados em espaços bem grandes onde a natureza do seu habitat é recriada.
Dinossauros
Eu fui com as minhas sobrinhas de 7 e 9 anos e elas adoraram a visita. Bom, essa é a terceira vez que elas visitam o Temaikèn. Um lugar que elas adoraram é a parte arqueológica que é bem interativa. Ali as crianças podem brincar com areia e ¨descobrir¨ ossos de dinossauros enterrados.
Aliás, dinossauros é o que não falta por lá. Tem várias réplicas de Tyranosaurus e outros animais pré-históricos que se movimentam e emitem sons espalhados pelo parque.
Além da visita aos animais, há muitas atividades para se fazer. Tem várias palestras sobre os hábitos e costumes dos bichos, visitas aos currais onde as crianças podem alimentar alguns cabritos e ovelhas, demonstração de ordenha de vacas, histórias e curiosidades dos animais, entre outras opções.
Aquários
Para quem gosta da vida marinha, os aquários do Temaikèn são fantásticos, tem de água doce e salgada. Você fica na frente de enormes paredes de vidro e vê passar tubarões, peixes mega coloridos e uma infinidade de espécies exóticas.
Eu acho incrível como pode existir tanta vida diferente na água. As cores e as formas dos peixes são incríveis. Adoro admirar a sabedoria da natureza nesses momentos. Sem dúvida, os aquários foi a parte que mais gostei do parque.
Atividades extras
O Temaikèn é enorme (59 hectares), por isso a minha dica é escolher apenas algumas dessas atividades extras para fazer porque são com horário marcado. Acho melhor aproveitar o tempo para percorrer o parque mesmo. Ou seja, se você quer conhecer o parque e ver todos os animais é melhor chegar cedo e não escolher tantas atividades extras.
Nós levamos cerca de 5h30 para andar pelo parque todo, incluindo nesse tempo uma parada para o almoço de uma hora mais ou menos.
Fique de olho nas placas com informações dos animais que são muito interessantes. Adorei a parte que indica, com as cores do sinaleiro, se os bichos estão em perigo de extinção, por exemplo. Por outro lado, tudo está escrito só em espanhol. Acho que seria bem importante que o material também estivesse escrito em inglês ou português.
Comida no parque
No site diz que não dá para entrar com alimentos, mas ninguém revistou a minha mochila na entrada. Eu levei uma garrafinha de água e um pacote de bolacha e não tive nenhum problema.
Quem preferir comprar comida lá dentro, tem vários quiosques e alguns food tracks que oferecem hambúrguers, saladas, cachorro-quente, empanadas, sorvetes, pizzas e bebidas. Os preços são um pouco mais elevados do que nos restaurantes do centro de Buenos Aires. Eu diria que são cerca de 20% mais caros. Para se ter uma ideia, eu comi 3 empandas e uma garrafa de Coca-cola e paguei cerca de 6 dólares.
Depois de ver as fotos você ficou com vontade de conhecer o Temaikèn também? Para as crianças e também para os adultos eu acho que essa é uma boa opção para fazer um passeio diferente fora de Buenos Aires.
Para quem ficou com curiosidade para saber o significado da palavra Temaikèn, essa é a junção de duas palavras tehuelches TEM = terra e AIKEN = vida.
Como chegar
O Temaikèn fica a 50 km de Buenos Aires, próximo de Escobar.
Agência de turismo: esse é o modo mais confortável. Várias agências oferecem o serviço de transfer de B. Aires até o Temaikèn. O Viagem Cult trabalha com a BSAS 4U que oferece o pacote de transfer + entrada ao parque por cerca de 65 dólares. O passeio dura 8h no total.
Van + ônibus: a empresa Chevallier e Plus têm vans que saem da Plaza Italia. Ao chegar no centro de Escobar, é preciso pegar o ônibus 276 que para na frente do parque.
Ônibus: essa é a maneira mais demorada e a mais econômica. A linha 60 (serviço rápido ou semi rápido) tem saída a cada 15 minutos da Plaza Italia e também vai até o centro de Escobar. Logo é preciso pegar o ônibus 276 que para na frente do parque.
Mais informações
A entrada ao parque para adultos custa cerca de 21 dólares, crianças pagam ao redor de 17 dólares (valores julho de 2018). Vale a pena dar uma olhada no site porque às vezes tem descontos para quem comprar diretamente pela internet.
O Temaikèn abre no verão (01/12 a 28/02) de quarta a domingo das 10h às 19h; no inverno (01/03 al 30/11) até às 18h. No período das férias de julho (16 a 29 de julho) o parque abre diariamente.
Oi, Flávia. Eu só fui ao Temaikèn uma vez, então realmente não sei como era antes. Sobre a quantidade e variedade atual, achei interessante a disposição dos animais (em jaulas e espaços muito maiores do que outros zoológicos mais tradicionais). Também gostei muito da informação disponível de cada animal. O passeio até o Temaikèn leva um dia inteiro porque fica a 60km de B. Aires, por isso vale avaliar a ida até lá, principalmente se vocês ficarem poucos dias na cidade. Espero ter ajudado. Abraços.
Lucila, gostaria de saber se vale a pena ir no Temaiken. Estivemos lá há ,6 anos e tive uma informação que o parque não está mais .do mesmo jeito, que não tem mais tantos animais. obrigada