Papa tour, o tour do papa

papa

[dropcap letter=”P”]ara as pessoas que quiserem conhecer um pouco mais sobre a vida do papa argentino Francisco, eu recomendo fazer o tour papal em Buenos Aires. O “papatour” é um ônibus que percorre vários bairros da capital portenha e lugares que marcaram a vida de Jorge Mario Bergoglio, o novo líder da igreja católica.

Eu fiz o tour e conheci por fora a casa onde ele morou na sua infância e adolescência com a sua família na Calle Membrillar, 531, no modesto bairro de Flores. Também fiquei sabendo que o papa Francisco jogava bola com seus vizinhos na pequena pracinha Hermina Brumana, que fica na esquina da sua ex-residência.

Casa que o papa Francisco morou quando era criança

Ele é torcedor fervoroso do San Lorenzo de Almagro. Tanto é assim, que ele pediu que a camiseta do time fosse enviada para o Vaticano, quando ele foi eleito papa.

O estádio do San Lorenzo fica numa região chamada Bajo Flores, o tour não passa por lá. Infelizmente a área não é das melhores, tem uma favela grande na frente, e eu não recomendo transitar por lá.

papa

Voltando ao passeio de ônibus, os turistas também ficam sabendo que Bergoglio costumava rezar missas durante a Páscoa para presidiários na carcel de Villa Devoto. Depois de quase uma hora, o ônibus faz uma parada na Paróquia San José del Talar, também conhecida como Santuário da Virgem Desatanudos (desamarra nós), no bairro de Agronomia. A imagem dessa virgem foi trazida da Alemanha a pedido do papa Francisco, na década de 80.

Paróquia San Jose del Talar
Paróquia San Jose del Talar

O tour começa e termina no bairro de Flores, na frente da Basílica de Flores. Depois de passar pelo jardim de infância, escolas, paróquias, igrejas e lugares que o papa Francisco costumava frequentar quando era arcebispo em Buenos Aires, o ônibus faz a última parada na Plaza de Mayo, na frente da catedral.

papa

A guia turística conta que Bergoglio sempre foi muito humilde e que tinha uma vida simples. Ele costumava andar de ônibus e de metrô e também era freguês da Barbearia Romano, na Av. de Mayo, 560. Conversei com uma das atendentes do lugar e ela me contou que antes de ser eleito, o papa Francisco ia todos os meses lá pra fazer os pés. “Ele era uma pessoa simples e bem humorada. Me arrependo de nunca ter tirado uma foto com ele”, disse Alicia Chacoma, que trabalha na barbearia há 20 anos.

Procurando hospedagem em Buenos Aires? Confira as melhores ofertas de hotéis do Booking na capital portenha. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Depois de três horas, o tour chega ao fim. Eu curti conhecer um pouco mais sobre a vida do papa e também gostei de ter passeado por bairros que eu não costumo frequentar no meu dia a dia aqui em Buenos Aires.

papa
Outdoor gigante na Av. 9 de Julio
papa
Souvenires do papa é o que mais se encontra agora em Buenos Aires

A maioria dos argentinos não vê a hora de receber o papa por aqui, mas, por enquanto, não tem data marcada para que ele venha pra Argentina. Quem quiser vê-lo terá que ir ao Brasil. O papa Francisco já confirmou presença na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Serviço:
O tour papal é gratuito e por enquanto é feito somente em espanhol. Os dias do passeio são aos sábados, domingos e feriados. Tem dois horários; às 9h e às 15h.

Quem quiser participar deve mandar um e-mail com antecedência para circuitopapal@buenosaires.gob.ar e esperar a confirmação. Outra opção gratuita para conhecer um pouco mais sobre a vida do papa Francisco é participar das visitas guiadas a pé, que o governo da cidade de Buenos Aires organiza. São duas, uma pelo bairro de Flores, e outra pelos arredores da catedral. Para conferir os dias e horários desses tours, clique aqui.

3 Comments

  • Legal, Nelcy. Faça a sua reserva pelo email que está no post, porque é preciso reservar antes. Abraços e boa viagem!!

  • Gostaria muito de fazer o tour do Papa Francisco, estamos com viagem marcada para os dias 11/ 12 /13 de outubro 2015, irem a Buenos Aires, ARGENTINA, COM MEU MARIDO Dometil da Cunha Cavalheiro,minha filha Cristine Mairesse Cavalheiro e o marido dela Florencio Albano

Participe e deixe seu comentário.