Nós brasileiros adoramos vestir branco e pular ondas no fim do ano, mas cada país tem um costume diferente nesse momento tão especial. Confira quais são as tradições e superstições de Ano Novo pelo mundo afora!
Mais um ano que termina e agora é tempo de fazer um balanço das coisas positivas, dos objetivos alcançados, das viagens feitas e também é hora de fazer novos planos para o ano que começa!
Brasil
Para mim, Ano Novo é uma das festas mais emotivas. É a celebração que eu mais curto. Já tive a sorte de passar em vários países e conhecer diferentes tradições, mas até hoje não participei de uma tão legal como a do Brasil. Adoro ver todo mundo vestindo branco com os pés na areia, a galera segurando a taça na mão à espera da contagem regressiva.
Curto até mesmo pular onda, as oferendas para Iemanjá e fazer alguns pedidos para São Longuinho, é claro.
Espanha
Me considero uma “trota-mundos”, como chamam na Espanha alguém que viaja muito. Lembro de um Ano Novo que passei por lá. Em Madri é tradição se reunir na Puerta del Sol (no centro da cidade) para acompanhar as 12 badaladas. Até aí tudo bem. O difícil mesmo é comer as 12 uvas, uma a cada segundo, na hora da contagem regressiva. Segundo eles, isso dá sorte para o ano que começa. Eu tentei, mas engasguei várias vezes. Acho que preciso treinar mais.
Itália
Outra lembrança de Réveillon no exterior foi a de 2010. Lembro que passei a virada na Sicília com a minha mãe. Jantamos num restaurante onde o pessoal estava muito animado, festa com serpentina e confete, champagne e muita comida. Tudo ótimo até a hora em que o garçom trouxe um prato enorme de lentilhas.
Detalhe, eu já tinha comido 4 pratos diferentes e até a sobremesa.
O moço explicou que na Itália todos comem isso no dia 31 de dezembro. É que as lentilhas simbolizam fartura e prosperidade. Pelo sim, pelo não, preferi comer pelo menos algumas colheradas.
Dinamarca
Adoro tradições e quanto mais bizzara melhor. Na Dinamarca, por exemplo, no último dia de dezembro é comum colocar pratos e copos quebrados na porta dos vizinhos.
Durante o ano eles guardam as louças quebradas pra isso. E parece que quanto mais pratos quebrados alguém tiver na sua porta, mais sortudo é, pois significa que ele tem mais amigos fiéis.
Filipinas
E as histórias não param por aí. Um amigo me contou que nas Filipinas, os objetos redondos trazem prosperidade porque são associados ao dinheiro e ao bem estar.
Por isso os filipinos comem 12 frutas redondas no dia do Ano Novo, cada fruta representa um mês do próximo ano.
Além disso, o pessoal também usa toalha de mesa e roupas com estampas de bolinha.
China
Enquanto na China, muitos celebram o Ano Novo com uma limpeza geral nas suas casas, cortam o cabelo e pagam suas dívidas. Acho que esse é um lindo gesto e uma boa maneira de começar um novo ciclo, né?
Argentina
Na Argentina a tradição, no último dia de trabalho do ano, é jogar da janela dos escritórios papel picado. É uma chuva de papel; agendas, documentos, qualquer papel rasgado serve para jogar pela janela. Interpreto o gesto como algo para literalmente enterrar o ano que passou e esperar que o próximo seja melhor, né?
Mas não acho legal, nem ecológico. Mesmo porque alguém depois vai ter que limpar tudo isso.
Bom, só sei que com todos estes anos de andanças pelo mundo, uma coisa é certa: eu adquiri novos rituais, mas continuo com alguns bem brasileiros, como pular 7 ondas (quando tenho a sorte de passar a virada na praia), escolher a cor de uma calcinha nova (cada cor tem um significado),
Também procuro comer 3 uvas (ainda bem que não são 12, como na Espanha), e peço 3 desejos!!
Ah, já ia me esquecendo de uma nova superstição que adquiri graças à minha amiga Suzana, viajante como eu; depois da meia-noite dou uma volta na quarteirão arrastando uma mala.
Segundo ela, isso é garantia certa de que no próximo ano muitas viagens virão!!
E você? Quais são as suas simpatias de fim de ano? Conhece alguma diferente e divertida? É só compartilhar aqui com os outros leitores do blog.
Feliz Ano Novo, galera!!
HAHAHA Che Toba, espero que vc tenha conseguido, pelo menos, dar uma volta com a sua mochila nas costas 🙂 Feliz ano pra e pra toda a sua família!!! Abraçosssss.
Tambein acho que ficar de branco com pés na areia é a melhor de tudas, mais um ponto para o Brasil. FELIZ 2014 e aquim nao posso dar uma volta de quarterao com a mala, teería que andar ums 9 km aprox, nao tenho rúa detras de minha casa, mais e boa ideia, vou dar um jeito pelo menos de sair de casa com ela pela porta em sinhal de viagem que se inicia. Abrazo amiga e desculpa meu portugues errado