
Gente, já vou avisando que Barcelona é uma cidade cara! Visitar os principais pontos turísticos custa meio rim, mas nem tudo está perdido. Anote estas dicas para saber como economizar no transporte público em Barcelona.
Tem várias opções para turistar pela cidade; usando ônibus, metrô ou caminhando mesmo. Algumas atrações estão próximas (como a Casa Batlò, a Pedrera e a Plaza España, por exemplo) e dá para fazer esse trecho do Paseo de Gracia a pé numa boa. Aliás, essa avenida é linda, tem um boulevard gostoso e muitas lojas chiques.
Programe o itinerário
Para economizar no transporte público em Barcelona, sugiro ter um roteiro mais ou menos definido antes de chegar lá assim você já sabe a quantidade de viagens que vai ter que fazer.
Outro ponto importante é saber se você vai viajar sozinho ou com mais pessoas. É que alguns abonos (tickets) são de uso individual e outros podem ser utilizados por mais de uma pessoa. Comprando esses abonos é que você vai economizar, entende? Então vamos lá!
Dica de ouro
Barcelona oferece a integração tarifária. Algo que só descobri já na cidade, mas ainda bem que foi no primeiro dia mesmo.
Com um ticket (dos abonos) você pode fazer mais de uma viagem (até 1h15 depois do primeiro uso). Ou seja, dá pra pegar um ônibus e depois outra linha diferente de ônibus ou um metrô.

Por exemplo, você pega um ônibus até a Casa Batlò conhece ela por fora, tira umas fotos e depois vai para a Barceloneta de metrô. Se você fizer esse trajeto em menos de 1h15 só vai pagar uma vez. Dá para visitar mais de um ponto turístico só com uma passagem. Claro que tem a desvantagem do tempo, mas já é uma economia caso você não entre no lugar e só queira conhecer por fora. Com o bilhete único (avulso) esse benefício não existe.
Só lembre de marcar o ticket dentro do ônibus (nas caixinhas) quando entrar pela segunda vez, é obrigatório. Não se preocupe que não desconta duas vezes.
Tipos de abonos
Se você já pesquisou e viu que vai usar transporte público em Barcelona, mesmo que sejam poucas vezes, provavelmente vai valer mais a pena comprar ¨abonos¨ que são tickets com várias viagens do que pagar por cada uma que fizer.
Uma viagem avulsa (sencillo) de metrô ou ônibus custa 2,40 euros (valor de 2022). Você também pode pagar uma passagem com cartão de débito ou crédito desde que tenha a tecnologia de aproximação. Atenção porque os ônibus não aceitam dinheiro. Vamos aos detalhes de cada abono.
T-dia
Custa 10,50 euros, as viagens são ilimitadas durante 24h e o uso é individual. Acho que essa opção vale a pena se você for passar só um dia na cidade e usar bastante o transporte público.
T-casual
Custa 11,35 euros, oferece 10 viagens e o uso é individual.Esse bilhete é uma boa ideia para fazer passeios durante vários dias. Nessa opção, cada passagem custa 1,13 euro.
T-familiar
O valor é de 10 euros, são 8 viagens e validade de 30 dias. A vantagem é que pode ser usado por mais de uma pessoa.Nessa opção, cada passagem custa 1,25 euro.

T-usual
Custa 40 euros, oferece viagens ilimitadas mas o uso é individual. Validade por 30 dias.Acho que esse ticket só vale a pena se você for ficar muuuitos dias em Barcelona e usar bastante metrô ou ônibus.
T-grup
Esse é o mais caro de todos, 79,45 euros. São 70 viagens, validade de 30 e mais de uma pessoa pode usar o mesmo ticket. Com ele, cada passagem custa 1,13 euro.
Essa é uma boa opção se você vai visitar a cidade em família ou com vários amigos. Mas o ponto negativo é que o grupo vai ter que andar junto na hora de usar o transporte público já que o passe, literalmente, é um só.
Atenção – a maioria desses abonos NÃO valem para o trajeto do aeroporto (Aeroport T1 y Aeroport T2), somente o T-usual inclui esse percurso. Nesse caso é preciso pagar uma tarifa separada de 5,15 euros.
Procurando alojamento em Barcelona? Então já confere as ofertas pelo Booking. Se você reservar através deste link, me ajuda muito. Eu ganho uma pequena comissão para continuar escrevendo dicas de graça aqui no blog e você paga a mesma coisa pelo alojamento 🙂
Teleférico
Outra atração famosa de Barcelona é subir no teleférico que leva ao Castillo de Montjuïc. Esse trajeto custa 14,20 (ida e volta).
Tarjeta Hola Barcelona
Essa é outra opção fantástica para economizar em Barcelona. Acho que vale muito a pena se você quiser usar transporte público ilimitado e também subir no Castelo Montjuïc usando o teleférico. Ah, o trecho do aeroporto também está incluído.
O tempo de uso do Hola Barcelona é por horas. Ou seja, se você começar a usar o cartão ao meio-dia, o ticket vai valer até o meio-dia do segundo dia (se comprar o de 48h). O tempo é consecutivo e não pelo dia inteiro e o uso é individual.
Existem tarjetas para 2 dias (16,40 euros)
3 dias (23,80 euros)
4 dias (31 euros)
5 dias (38,20 euros)
Se você chegar e voltar de avião e for pegar metrô, já economiza 10,30 do trecho de ida e volta do aeroporto. Se for subir no teleférico são mais 14,20. Fazendo as contas = 24,50 euros (isso sem pegar nenhum transporte público). Por isso, tanto o cartão de 2 ou de 3 dias já vale a pena porque além desses benefícios você vai ter viagens ilimitadas. Bom, né?
Mais informações aqui sobre a Hola Barcelona
Onde comprar?
Os abonos são vendidos nas estações de metrô, em alguns tótens nas ruas, nas tabacarias (tipo banquinha) e também pela web.
Vantagens – se comprar um ¨abono¨, as viagens vão sair mais em conta. Outra vantagem é a da integração tarifária.
Desvantagens – com um ¨abono¨ de uso coletivo, todos têm que andar juntos na hora de pegar ônibus ou metrô porque o ticket é um só.
E lembre sempre de validar o cartão na máquina quando entrar no ônibus (tem várias caixinhas dentro). A multa mínima para quem não faz isso é de 100 euros!!
Gostou destas dicas para economizar no transporte público em Barcelona? Você costuma usar ônibus ou metrô quando viaja? Conta pra mim nos comentários!