Como usar transporte público em Lisboa

lisboa-bondinho

Se locomover pela capital portuguesa é bem fácil e há várias opções. Você pode pegar metrô, ônibus, bondinhos elétricos e até mesmo elevadores. Descubra comigo como usar o transporte público em Lisboa.

Eu passei 10 dias nessa bela cidade, fiz muita coisa a pé e quando precisei fiz uso do transporte público. Por isso quero compartilhar as melhores dicas e detalhes sobre cada um. Afinal de contas, Lisboa é conhecida como a cidade das 7 colinas!

Ônibus
Quando estou viajando, o ônibus é o meu favorito porque posso apreciar a paisagem e também adoro reconhecer lugares pelos que já passei. Os ônibus em Lisboa são muito bons e quase todos têm wifi gratuito de alta velocidade, dentro do transporte e em alguns pontos também.

lisboa

As linhas dos ônibus estão divididas por números. O único ponto negativo que achei é que a frequência, dependendo da linha, é baixa. Dica, os portugueses chamam os ônibus de autocarro.

A passagem de ônibus custa 1,3 euro com o cartão Viva Viagem. Se você não tiver o cartão, paga 2 euros diretamente para o motorista.

O que fazer em Lisboa em 24h!

Cartão Viva Viagem
Logo que chegar a Lisboa, vale a pena comprar um cartão Viva Viagem nas máquinas que estão dentro das estações de metrô. O cartão é bem simples, pequeno, de papel e recarregável. Tem um outro cartão que se chama 7 Colinas, o funcionamento e valores são exatamente iguais.

vivaviagem-lisboa
Esse é o cartão Viva Viagem

Com esse cartãozinho você paga menos para usar o transporte mas, de qualquer maneira, vai precisar de um para usar o metrô. Cada pessoa deve ter o seu, não dá para dividir cartões.

O Viva Viagem custa 0.50 centavos de euro e vale por um ano. Outra dica legal é carregar sempre no mínimo 3 euros, assim você tem acesso à tarifa Zapping e garante um valor menor para cada viagem. Por exemplo, com a Zapping o preço de uma viagem de metrô é de 1,30 em vez de 1,45.

Outra vantagem dessa tarifa é que dá para usar o cartão até mesmo para visitar Cascais de trem (comboio, em Portugal). Assim o preço da passagem fica 1,90 em vez de 2,40. Os trens para Cascais partem do Cais do Sodré e a viagem dura cerca de 40 minutos, dependendo da linha que você pegar.

Confira este post sobre como ir até a bela Cascais.


Metrô
Eu achei a rede de metrô de Lisboa muito boa, fácil de entender e achei que cobre as principais áreas de turismo. São apenas 4 linhas divididas por cores e cerca de 50 estações.

A abrangência do metrô é tão boa que tem até uma linha para o aeroporto. Ou seja, chegando em Lisboa já dá pra economizar. Em vez de pegar um táxi, vá de metrô mesmo e pague 1,35 euro pela viagem.

lisboa-metro

O metrô funciona todos os dias, das 6h30 à 1am. Nos fins de semana também funciona normalmente, mas a frequência é diferente, assim como depois das 22h quando diminui bastante.

Bondinho elétrico
Você não pode ir embora de Lisboa sem andar em algum dos bondinhos históricos. Aqui tem um post especial falando exclusivamente sobre todas as linhas na cidade.

bondinho-lisboa

Dica, se você comprar o ticket diário por 24h, aproveite para andar nos bondinhos. A passagem custa 3 euros, se você comprar na hora com o motorista, mas se tiver um dos cartões recarregáveis Viva Viagem ou 7 Colinas, o valor fica por 1.50.

Querendo conhecer mais sobre Lisboa? Super recomendo o free walking tour da Civitatis. Eu fiz um lá e foi uma experiência super rica!

Economizar
Se você já sabe que em um determinado dia vai usar o transporte público muitas vezes, daí vale comprar um passe pelo dia todo que custa 6,40. Com esse bilhete diário você também pode usar os bondinhos elétricos. Todos os valores neste post são de agosto de 2019.

lisboa

Para conferir os preços de cada viagem e mais detalhes sobre o transporte público de Lisboa, veja aqui.

Você já foi pra Lisboa e tem outras dicas sobre o transporte público da cidade para compartilhar? Vou adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.

Participe e deixe seu comentário