O Canal do Panamá é uma das maiores atrações do país. Eu estive lá, conheci esse incrível lugar e entendi porque ele é tão famoso.
Imagina que o homem foi capaz de construir um canal para que barcos cargueiros, cruzeiros, veleiros e tantas outras embarcações não tenham que dar toda a volta por um continente para passar entre dois oceanos. O Canal do Panamá é realmente uma obra de engenharia feita pelo homem como poucas.
Durante a visita aprendi que cerca de 14 mil barcos passam pelo canal por ano, o que representa 4% do comércio marítimo mundial. O Canal do Panamá inteiro tem cerca de 80km de extensão e liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, pelo Mar Caribe. Um barco demora ao redor de 10 horas para passar de um oceano a outro, pelo Canal do Panamá.
Gostei muito da experiência e de ver como o canal ajudou a criar um pouco da identidade desse país, já que milhares de trabalhadores do mundo todo chegaram lá para trabalhar na construção do canal.
Além de ver os barcos passando, que é a parte mais legal, o centro de visitantes tem um museu bem bacana de 4 andares. O museu mostra toda a história da construção do canal, da fauna e da flora da região e também tem simuladores das salas de controles. E na parte de baixo tem um pequeno cinema que mostra um filme em espanhol e inglês sobre a história do canal em 3D.
A minha dica é reservar cerca de 2 horas para conhecer o museu, assistir ao filme e ver como os barcos passam pelas esclusas, que é a melhor parte, na minha opinião.
Há várias terraços bem na frente do canal e fica lotado de gente. É engraçado ouvir o cara do canal pelo microfone contando os detalhes dos barcos que vão passando, como se fosse um show; ¨lá vem o barco de bandeira chinesa. Essa embarcação mede 258 metros e pagou US$50 mil dólares para atravessar o canal. Peguem seus celulares, computadores e câmeras fotográficas para registrar este momento único¨. Hehehe o cara era engraçado e estava super empolgado.
Ampliação do canal
O canal foi construído pelos americanos há mais de 100 anos e foi inaugurado em 1914. Durante esses anos o tamanho das embarcações também foi aumentando. Por isso o Canal do Panamá terminou de ser ampliado em 2016, para receber navios muito maiores, os chamados post-panamax. Na verdade, não é uma ampliação, é a construção de um novo canal paralelo ao que já existe.
A gente visitou o Canal do Panamá com a agência Hover Tours. Fomos em um tour privado, com direito a água e refrigerante, e depois do canal ainda passeamos pelo Cerro Ancon, que tem umas vistas incríveis da capital panamenha. De lá dá para ver a parte nova e a antiga de Panamá city e também o canal desde cima.
E antes de terminar o tour também demos uma passada pela Isla Flamenco e pelo lindo Causeway do Amador, que é uma rua com calçadão de frente para o mar e com vários restaurantes e marinas. Nos fins de semana esse é um dos lugares preferidos dos panamenhos para passear e andar de bicicleta. Ah, no fim do causeway tem um pequeno Free Shop. Se quiser fazer algumas comprinhas lá, não esqueça de levar o seu passaporte.
Centro de visitantes Miraflores (visita ao Canal do Panamá)
Aberto de 3f a domingo, das 9h às 16h15. A entrada ao canal e ao museu custa US$15. Fique de olho nos horários de trânsito das embarcações porque não é sempre que os barcos passam de um lado para o outro e essa é a parte mais bacana. Poder ver ao vivo esse momento. Em Miraflores, que fica dentro da cidade do Panamá, os barcos costumam passar até as 10h30 mais ou menos e depois das 14h30, segundo o guia explicou.
Hehe é bem isso, Sarah. O cara narrava com tanta empolgação a passagem dos navios pelo canal que foi impossível não notar. A visita ao canal realmente vale quando os navios estiverem passando, por isso é melhor perguntar bem a hora em que passam os barcos no dia que for visitar. Abraços!
Bem legal teu post, a descrição da narrativa do cara falando sobre os navios no canal é show, é por essas coisas que viajamos né, parabéns!