Tudo sobre a Capadócia

capadocia turquia

Uma das imagens mais famosas da Turquia são a dos balões coloridos voando pelo meio de formações rochosas da Capadócia. Neste post conto tudo para quem vai visitar essa região pela primeira vez: como ir, quando ir, o que levar, passeio de balão, o que visitar, etc. Apertem os cintos e vamos lá!!

A Capadócia fica no centro da Turquia na região da Anatólia, a cerca de 730 km de Istambul. Além de ser um lugar único no mundo por conta da sua paisagem, a região também ficou muito famosa entre os brasileiros porque foi cenário da novela da Globo Salve Jorge. Quando estive lá lembrei da música do Jorge Ben Jor, ¨Jorge da Capadócia¨. Afinal de contas, a Capadócia é a terra de São Jorge.

De longe parecem casinhas de areia, dessas que a gente fazia na praia quando criança. Essas belas cavernas são obra do vento e da chuva que durante milhões de anos foram esculpindo as rochas e dando esse formato pontiagudo, também conhecido como chaminés de fadas.

capadocia turquia
Esse é o Vale de Pasabag, também conhecido como Vale dos Monges

Antigamente essas cavernas eram casas, igrejas, monastérios, etc. Hoje em dia a maioria está desabitada e algumas foram transformadas em hotéis.

A Capadócia não é só um passeio de balão, gente, tem vários lugares interessantes para visitar. A cidade mais importante é Göreme, que mais parece uma vila pela quantidade de habitantes, cerca de seis mil.

capadocia turquia capadocia turquia

O que visitar
Além do passeio de balão, a região tem vários lugares diferentes e peculiares que merecem a visita. Eu diria que dois dias são suficientes para conhecer as maiores atrações da Capadócia.

Museu ao ar livre de Göreme – Esse lugar é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1985. Ali é possível ver igrejas e monastérios dentro de cavernas decoradas com pinturas medievais que estão bem conservadas.

goreme capadocia turquia goreme capadocia turquia goreme capadocia turquia goreme capadocia turquia

É bacana entrar nessas casas e tentar imaginar como era a vida nesse lugar há muitos anos.

Vale Devrent – Também conhecido como Vale Imaginário, está cheio de rochas com formas diferentes. Pra ser sincera, só consegui ver o camelo que é bastante óbvio, mas tem gente que com um pouco de imaginação diz que enxerga até a Virgem Maria em uma das pedras.

capadocia turquia
Você consegue ver o camelo?

Cidades subterrâneas – Acredita-se que essas cidades são tão antigas, que foram criadas no século V antes de Cristo. Na região foram encontradas cerca de 35, algumas estão cavadas a 25 metros de profundidade. Nós visitamos uma e achei bem interessante conhecer essa forma de vida e pensar que os moradores da região moravam assim para se esconder dos inimigos.

capadocia turquia cidade subterrânea capadocia turquia cidade subterrânea

Nessa ilustração dá pra ter uma ideia melhor da grandiosidade dessas curiosas cidades subterrâneas.

Ilustração: Turismogrecia.info

Castelo de Uchisar – Uchisar fica a 7 km da cidade de Nevsehir e a sua atração turística mais importante é castelo de Uchisar. Uma rocha gigante de 50 metros de altura que pode ser vista de vários pontos. O castelo está aberto para visitação.

Caravançarais – Essas belas construções eram uma espécie de pouso para os viajantes e camelos. Geralmente também serviam de armazém ou entreposto comercial e ficavam na beira de estradas.

Caravançarais turkey Caravançarais turkey

Caravançarais turkey Caravançarais turkey

Os caravançarais eram lugares seguros onde os comerciantes aproveitavam para descansar e deixar suas mercadorias e animais em segurança. Na antiga Rota da Seda era muito comum encontrar esses edifícios. Esse das fotos é o da cidade de Sultanhani, que fica a 120km de Göreme. Dá uma olhada na riqueza dessa entrada em pedra vulcânica talhada a mão. É incrível!

Como ir
Eu fiz um tour de ônibus pela Turquia de uma semana que incluiu dois dias na Capadócia. Ou seja, visitei outros lugares antes e depois de passar por lá. Mas se você só quer ir à Capadócia, a maneira mais rápida é de avião (1h15 de Istambul).

Tem dois aeroportos na região: Nevşehir (a 40 km de Göreme) e o aeroporto de Kayseri (que fica a 70 km de Göreme).

A maneira mais barata é ir de ônibus ou de carro, mas a viagem é cansativa. De Istambul são cerca de 12h. Algumas empresas de ônibus, como a Metro25 ou Nevşehir Seyahat (os sites estão em turco) fazem viagens de ônibus de Istambul à Capadócia.

Outra opção é contratar uma agência, tem milhões em Istambul, que oferecem esse tour, justamente por ser um dos mais populares do país.

O que levar

capadocia turquia capadocia turquia
Como você vai fazer muitas caminhadas por lá, leve um calçado confortável. Eu indico tênis ou bota de trekking. Tem muitas subidas e descidas pela terra e o solo tem algumas pedras.

Não deixe de colocar na mala um chapéu ou boné, protetor solar (principalmente no verão), protetor labial, óculos de sol e um casaquinho para as noites, mesmo no verão.

Passeio de balão
Se a sua prioridade é visitar a Capadócia para fazer o famoso passeio de balão, é melhor reservar com antecedência e escolher bem a época. Eu estive em março e durante os dois dias que passamos lá não deu para voar de balão.

Explico melhor, nos últimos anos muitos acidentes aconteceram, infelizmente, e o governo turco está mais rigoroso com isso, ainda bem! Por isso, no dia anterior ao passeio, dependendo do clima, as autoridades autorizam os voos ou não.

capadocia turquia
Como não fiz passeio de balão, dei um jeito 😉

O mais curioso é que o tempo estava bom, não estava chovendo, mas mesmo assim os voos de balão não foram autorizados para nenhuma empresa. Talvez por conta do vento, que estava meio forte nesses dias.

Seja como for, se isso acontecer com você e o passeio já tiver sido pago, a empresa deveria devolver o dinheiro se o voo for cancelado por conta do clima.

O voo de balão custa cerca de 140 euros por pessoa e dura em média 1h30. No ar mesmo, eles ficam cerca de 40 minutos, 1h e saem bem cedo pelas manhãs. Algumas empresas oferecem uma taça de champagne no final do passeio. Os cestos são grandes e entram ao redor de 24 pessoas.

passeio de balão capadocia turquia
Foto: Priscilla Laslowski
passeio de balão capadocia turquia
Foto: Priscilla Laslowski

Eu não fiz o passeio, mas tenho amigos que já fizeram e disseram que é uma delícia, algo imperdível. Daquelas coisas que se faz uma vez na vida e que vale muito a pena!!

Como já contei, na Capadócia não foi possível fazer o voo por conta do clima, mas o grupo que eu estava viajando teve a oportunidade de fazer em Pamukale. A única coisa ruim que aconteceu com eles é que na hora do pouso, como estava ventando um pouco, o cesto do balão acabou batendo em umas grades, pousou bem forte no chão e algumas pessoas torceram o pé ou bateram com o peito na beirada do cesto. Eles disseram que foi apenas um minuto tenso mas que ficaram um pouco assustados.

Conto isso não pra assustar, mas para avisar que voar de balão tem um certo risco. Infelizmente alguns turistas, inclusive brasileiros, já morreram em acidentes de balão na Capadócia. Por isso a minha recomendação é checar bem a empresa e os seus antecedentes, antes de fechar qualquer negócio.

Quando ir

capadocia turquia
Eu e mamis embaixo da árvore de ¨olho gordo¨

A alta temporada na Capadócia é no verão (de junho a setembro). Essa é uma estação mais seca e as temperaturas podem chegar a 29°C e durante a noite pode cair até uns 13°C.

O inverno vai de dezembro a março e nessa época as temperaturas podem chegar a zero graus e até mesmo nevar. A vantagem é que nessa época é baixa temporada. Os meses mais chuvosos são de dezembro a maio.

Onde dormir (hospedagem)
A cidade de Göreme é a maior da região e a que tem a maior infraestrutura hoteleira. Ali tem vários hotéis dentro de cavernas. São caros e confortáveis, mas não é todo dia que a gente tem a oportunidade de se hospedar em um quarto de pedra, não é mesmo?

capadocia turquia

A vantagem de ficar hospedado em Göreme é que pode servir de base para visitar os outros pontos turísticos da Capadócia. Confira as ofertas do Booking. Se você fizer a reserva através deste link, paga a mesma coisa e o Viagem Cult recebe uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Outras cidades legais para se hospedar na Capadócia são Ürgüp e Uçhisar.

Você já esteva na Capadócia e tem mais dicas para compartilhar? Vou adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.

Não contei que vimos camelos por lá também

Participe e deixe seu comentário.