Com Brexit, Reino Unido muda regras do visto de trabalho

visto de trabalho reino unido

Com o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, as regras para imigrar e trabalhar nesse país vão mudar. Confira neste post como vai funcionar o visto de trabalho no Reino Unido.

O novo sistema será por pontos, um modelo parecido ao que já se usa no Canadá ou na Austrália. Se uma pessoa já tem uma oferta de trabalho ganha certa pontuação, se fala inglês, também recebe mais pontos e assim por diante.

Para explicar um pouco melhor, com as novas regras, um estrangeiro só poderá trabalhar no Reino Unido legalmente se já entrar no país com uma oferta de trabalho, provar que fala bem inglês e que vai poder exercer essa profissão pela qual foi contratado.

Essas novas regras começam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2021, prazo que encerra a livre circulação de cidadãos entre o Reino Unido e a União Europeia.

visto de trabalho reino unido


Sistema de pontos
Vai funcionar assim, para conseguir um visto de trabalho no Reino Unido, uma pessoa terá que conseguir, no mínimo, 70 pontos.

Por exemplo, segundo a tabela de pontuação do Home Office (órgão que cuida da imigração), se a pessoa falar bem inglês, recebe 10 pontos, se já tem um oferta de trabalho, 20 pontos.

Os diplomas e as qualificações acadêmicas para essa vaga dão 20 pontos. O salário mínimo anual também conta ponto. Se o salário ficar entre 20,480 e 23,039 libras, não ganha nenhum ponto. Se for entre 23,040 e 25,599 libras, serão 10 pontos e se for maior do que 25,600 libras por ano, 20 pontos.

Áreas onde há falta de mão de obra na Inglaterra, por exemplo, enfermeiros e professores de matemática, recebem 20 pontos.

Aproveite para ler também, como passear em Londres sem gastar nada.


Fique de olho
Um detalhe que é muito importante ter em conta, se você pretende imigrar para a Inglaterra para trabalhar, terá que fazer a solicitação do visto de trabalho antes de entrar no país. Porque uma vez que você entrar no Reino Unido como turista já não poderá pedir o visto de trabalho lá.

Com essa mudança, o objetivo do governo britânico é que os estrangeiros, europeus ou não, sejam tratados da mesma forma e todos tenham as mesmas possibilidades.

Na minha opinião, com essas novas regras fica mais fácil para os brasileiros e pessoas de outros países, que não têm cidadania europeia, porque a partir de 2021 todas as nacionalidades terão as mesmas chances de conseguir um visto de trabalho no Reino Unido.

lucila-bicicletas-londres
Minha cara de feliz e pronta para passear de bike em Londres

Quem quiser saber todos os detalhes do novo sistema de pontos, esse é o link do Home Office (com todas as informações em inglês).

Turistas
Quem pretende viajar para a Inglaterra como turista ou para fazer um curso por menos de 6 meses, não precisa se preocupar porque essas mudanças não interferem no visto de turista.

Brasileiros poderão entrar no Reino Unido, como antes, e podem ficar por até 6 meses no país, mas sem trabalhar.

Fique esperto, para receber o carimbo de turista, na hora de passar pela imigração inglesa é importante ter passagem de ida e volta para o Brasil, comprovante de alojamento para os primeiros dias, seguro de viagem e algum comprovante de renda (dinheiro ou cartão de crédito).

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma dica sobre o visto de trabalho no Reino Unido? É só deixar um comentário aí embaixo.

Participe e deixe seu comentário