Com Brexit, Reino Unido muda regras do visto de trabalho

visto de trabalho reino unido

Com o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, as regras para imigrar e trabalhar nesse país vão mudar. Confira neste post como vai funcionar o visto de trabalho no Reino Unido.

O novo sistema será por pontos, um modelo parecido ao que já se usa no Canadá ou na Austrália. Se uma pessoa já tem uma oferta de trabalho ganha certa pontuação, se fala inglês, também recebe mais pontos e assim por diante.

Para explicar um pouco melhor, com as novas regras, um estrangeiro só poderá trabalhar no Reino Unido legalmente se já entrar no país com uma oferta de trabalho, provar que fala bem inglês e que vai poder exercer essa profissão pela qual foi contratado.

Essas novas regras começam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2021, prazo que encerra a livre circulação de cidadãos entre o Reino Unido e a União Europeia.

visto de trabalho reino unido


Sistema de pontos
Vai funcionar assim, para conseguir um visto de trabalho no Reino Unido, uma pessoa terá que conseguir, no mínimo, 70 pontos.

Por exemplo, segundo a tabela de pontuação do Home Office (órgão que cuida da imigração), se a pessoa falar bem inglês, recebe 10 pontos, se já tem um oferta de trabalho, 20 pontos.

Os diplomas e as qualificações acadêmicas para essa vaga dão 20 pontos. O salário mínimo anual também conta ponto. Se o salário ficar entre 20,480 e 23,039 libras, não ganha nenhum ponto. Se for entre 23,040 e 25,599 libras, serão 10 pontos e se for maior do que 25,600 libras por ano, 20 pontos.

Áreas onde há falta de mão de obra na Inglaterra, por exemplo, enfermeiros e professores de matemática, recebem 20 pontos.

Aproveite para ler também, como passear em Londres sem gastar nada.


Fique de olho
Um detalhe que é muito importante ter em conta, se você pretende imigrar para a Inglaterra para trabalhar, terá que fazer a solicitação do visto de trabalho antes de entrar no país. Porque uma vez que você entrar no Reino Unido como turista já não poderá pedir o visto de trabalho lá.

Com essa mudança, o objetivo do governo britânico é que os estrangeiros, europeus ou não, sejam tratados da mesma forma e todos tenham as mesmas possibilidades.

Na minha opinião, com essas novas regras fica mais fácil para os brasileiros e pessoas de outros países, que não têm cidadania europeia, porque a partir de 2021 todas as nacionalidades terão as mesmas chances de conseguir um visto de trabalho no Reino Unido.

lucila-bicicletas-londres
Minha cara de feliz e pronta para passear de bike em Londres

Quem quiser saber todos os detalhes do novo sistema de pontos, esse é o link do Home Office (com todas as informações em inglês).

Turistas
Quem pretende viajar para a Inglaterra como turista ou para fazer um curso por menos de 6 meses, não precisa se preocupar porque essas mudanças não interferem no visto de turista.

Brasileiros poderão entrar no Reino Unido, como antes, e podem ficar por até 6 meses no país, mas sem trabalhar.

Fique esperto, para receber o carimbo de turista, na hora de passar pela imigração inglesa é importante ter passagem de ida e volta para o Brasil, comprovante de alojamento para os primeiros dias, seguro de viagem e algum comprovante de renda (dinheiro ou cartão de crédito).

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma dica sobre o visto de trabalho no Reino Unido? É só deixar um comentário aí embaixo.

Join the Conversation

18 Comments

Participe e deixe seu comentário

  1. says: Oliver

    Bom diaeu nome é Oliver, eu quero saber qual forma mais fácil pra achar emprego no reino Unido

  2. says: Lucila

    Oi, Fernanda. Obrigada, fico feliz por saber que vc gostou do post.
    Sobre a tua pergunta, como isso está mudando bastante a partir deste ano eu não tenho essas informações atualizadas e não sou especialista na área. Minha sugestão é vc procurar diretamente no site do governo inglês. Boa sorte com isso!!

  3. says: Fernanda Amaral

    Olá, boa noite. Minha irmã é casada com cidadão italiano, e os dois já vivem na Inglaterra tem uns 7 meses. Ambos já possuem o visto para trabalhar por lá. Gostaria de saber se posso aplicar o family permit para mim, uma vez que sou irmã dela. Também gostaria de saber se posso aplicar para o meu marido.
    Desde já, muito obrigada!!!
    Parabéns pelo post. Excelente 👏🏼

  4. says: Lucila

    Sara, acho que um bom lugar para procurar sobre isso é link do governo britânico que compartilhei neste post. Boa sorte com isso!

  5. says: Sara Arsenio

    Ola boa tarde e ja vivi em inglaterra em 2012 ate 2013 e gostaria de voltar o meu esposo ja tem uma proposta de trabalho mas nao tem contrato como faço para tratar do visa

  6. says: Romilda Silva

    Minha filha e casada com uma pessoas naturalizada britanico mas eles se casaram por procuração em 2020 e ela não consegue viaja para inglaterra nen tira o visto antes do brexit ela terá de passa por ponto ?

  7. says: Lucila

    Olá, Priscila. Por favor, dá uma olhada no link do governo britânico que compartilho no próprio post. Ali vc vai conseguir essas informações. Abraço e boa sorte!

  8. says: Priscila

    olá. Meu irmão esta morando e trabalhando em Londres. Entrou lá final do ano passado com a cidadania italiana. Eu queria ir tbm, mas agora só posso entrar com o visto de trabalho. Vc sabe como dar entrada no visto e como esta esse processo agora com a pandemia?

  9. says: Lucila

    Oi, Dan. Como as regras de trabalho e vistos mudaram agora em 2021, você teria que checar isso diretamente em algum site do governo britânico. Eu acho um pouco difícil conseguir um visto de trabalho como babá porque tem muuuuita gente trabalhando com isso já morando na Inglaterra, mas é questão de checar. Boa sorte 🙂

  10. says: Dân

    Olá! Tudo bem? Sabe se existe a possibilidade de conseguir um visto de trabalho para ser babá? Recebi um convite para trabalhar em Oxford, mas tenho medo de não conseguir o visto. Sou formada em direito, inglês básico e tenho declarações que comprovam 4 anos cuidando de crianças. Eu atuaria como “Aupair”, mas a Inglaterra não possui visto específico para isso. Desde já, agradeço. 🙂

  11. says: Lucila

    Oi, Lucas. Eu não tenho essa resposta pra te dar. Meu único conselho é não ficar ilegal em nenhum país pelos riscos que isso poderia trazer pra qualquer um. Boa sorte na sua tentativa!

  12. says: Lucas

    Se eu entrar em londres e viver em manchester um tempo ilegal (uns 6 – 7 meses). Depois ir para a Itália morar um tempo até minha cidadania ficar pronta, posso me aplicar para o sistema de pontos direto da Itália ? Ou teria algum problema porque fiquei um tempo ilegal antes lá dentro?
    O que você acha?

  13. says: Lucila

    Emerson, concordo com você. Eu acho que agora vai ficar mais difícil de conseguir visto de trabalho no Reino Unido sem ter alguma especialização ou formação universitária mais específica.

  14. says: Iogurte

    Parece que ficou mais difícil pra quem não pretendia trabalhar com mão de obra especializada. Eu tinha planos de trabalhar como entregador por alguns anos e depois voltar ao Brasil pra abrir um negócio, mas parece que não vai rolar, pois a única coisa que tenho pra ajudar na pontuação é o inglês.

  15. says: Lucila

    Gilmar, se você já está na Inglaterra eu imagino que seja mais fácil. Essa informação que compartilhei neste post é para pessoas que ainda não estão na Inglaterra e começa a vigorar a partir de 1 de janeiro. Boa sorte pra você!

  16. says: Gilmar

    Bom dia , eu gostaria de saber quais são minhas chances de ter o visto
    Eu stone mason com 15 anos de experience e falo inglês intermediário,
    E já tenho a proposta de trabalho aqui na Inglaterra que vão me pagar cerca de 30 mil por ano .
    Gostaria de saber oque preciso fazer? Poderia me ajudar?