Como é voar pela Norwegian

norwegian

A Norwegian foi eleita uma das melhores companhias aéreas da Europa nos últimos anos. Confira como é voar pela Norwegian, uma companhia que tem cara de low cost, mas é muito melhor do que a maioria dessa categoria.

A minha experiência com a Norwegian foi de Londres a Buenos Aires (voo internacional) e também fiz um voo nacional (Buenos Aires – Iguazú). Nas duas ocasiões eu escolhi essa companhia porque foram as passagens mais baratas que encontrei.

Como o nome já diz, a Norwegian é uma companhia norueguesa que começou a operar em 1993.

Voo nacional
Antes de entrar no avião, achei que ia encontrar aquele aperto nas poltronas das empresas low cost, tipo Ryanair, ou a encheção que é na Easyjet quanto ao tamanho da mala de mão, massssss levei uma grata surpresa!

norwegian-aviao

Achei a viagem (de 1h40min) ótima. A aeronave era nova (um boeing 737-800), as poltronas de couro bem confortáveis (com um espaço de 78cm para as pernas), e o atendimento foi excelente.

Pontos positivos
Das coisas que mais gostei de voar com a Norwegian foram o serviço de wi-fi grátis a bordo (que funcionou perfeito tanto na ida como na volta) e do sistema de milhagem da companhia.

Funciona assim, você não precisa se inscrever em nenhum programa. Automaticamente quando a passagem é comprada, o passageiro já está inscrito e a cada viagem acumula cash rewards. São pontos que valem desconto em dinheiro para a próxima compra.

Ou seja, não precisa fazer mil viagens ou juntar trocentas milhas para trocar. Na Norwegian, viajou já acumulou alguma coisa!

norwegian

Para ter uma ideia, a viagem que fiz foi curta, de Buenos Aires a Iguazu. Nesse trecho de ida e volta acumulei 10 cashpoints, o que me rendeu um desconto de R$5 para a próxima compra. Sim, eu sei que não é muito hehe, mas achei excelente o fato de ter feito só duas viagens e já poder utilizar esse benefício.

Outra coisa legal é que a Norwegian oferece uma conta conjunta para família e amigos. Então fica ainda mais fácil juntar pontos para trocar.

Se quiser saber mais sobre companhias aéreas de baixo custo, neste outro post escrevi sobre como é voar em companhias low cost. 

Ponto negativo
Foi apenas um detalhe, a revista de bordo estava só em inglês. É realmente um detalhe, eu sei, mas gosto muito de ler essas revistas e gostaria que estivesse também em espanhol ou em português para facilitar a nossa vida hehe.

norwegian

Voo internacional
Fiz a viagem de volta de Londres a Buenos Aires também com a Norwegian e o que eu mais curto dessa companhia é que você pode comprar só um trecho (ida ou volta) e o valor é quase o mesmo dividido por dois. Ou seja, a maioria das companhias quase que te obrigam a comprar ida e volta para valer a pena. 

Eu paguei nessa passagem de volta 460 euros (viajei em fevereiro). O atendimento foi bom, as poltronas são confortáveis e até acho que tem um pouco mais de espaço para os pés do que as concorrentes. 

Tinha entretenimento a bordo com opções de filmes, música, etc. Detalhe, o fone de ouvido é cobrado. Por isso, lembre de levar o seu!

norwegian
Foto: Thepointsguy.com

A única coisa que achei meio fraca foram as refeições. Eu pedi menu vegetariano e tudo que comi (jantar e café da manhã) não foi lá grandes coisas. Não era ruim, mas também não era gostoso. 

Tirando isso, foi tudo ótimo. Ah, o wifi (grátis) funcionou bem durante o voo e o atendimento a bordo também foi muito bom! 

Só uma coisa que essa categoria Lowfare+ não inclui é marcar a poltrona. Quando a viagem é longa (foram 13h de voo), eu gosto de sentar na janela porque assim consigo encostar a cabeça para dormir um pouco melhor. Masssss como nesse caso tinha que pagar extra para escolher a poltrona e eu quis economizar, acabei sentando no meio do avião 🙁

Low cost
A Norwegian é uma low cost e toda companhia aérea que se denomina assim, costuma ter preços atrativos, mas vendem as passagens peladas (sem nenhum serviço extra). Então, qualquer adicional que o passageiro quiser acrescentar: bagagem, alimentação, marcar a poltrona, etc, terá que pagar a mais.

A categoria mais econômica da Norwegian é a LowFare e só inclui uma mala de mão de 10kg e mais nada.

A franquia de peso das malas despachadas é de 23kg e dependendo da categoria tem que pagar separado para despachar as malas. 

Norwegian-bagagem

Na categoria seguinte, a Lowfare+, está incluído uma bagagem de mão, uma mala despachada (23kg), bebidas e alimentação durante o voo.

Por isso, na hora de comprar uma passagem com alguma companhia low cost vale a pena perder um pouco mais de tempo para ver o que está incluído ou não e ver se realmente essa economia vale a pena.

Quando fiz o voo de Londres para Buenos Aires, voltei com duas malas. Eu comprei o bilhete na categoria Lowfare+, acrescentei uma mala extra e acabei pagando 85 euros para despachar essa segunda mala. 

Nota para a experiência: 8
Resumo da ópera, nas duas viagens que fiz com a Norwegian mega valeu a pena e eu fiquei muito satisfeita pelo preço e pela qualidade do serviço.

Agora que você já sabe como é voar pela Norwegian, quero saber se você já viajou em alguma low cost e quer compartilhar sua experiência com a gente? É só deixar um comentário aí embaixo.

6 Comments

  • Bruna, depende para qual país você for viajar. Se for para um país que faz parte do Mercosul, é possível viajar sem passaporte e o RG é suficiente.

  • Vc sabe se posso embarcar apenas com RG? Ou é necessário passaporte para brasileiros ?

  • Oi, Paulo. Eu comprei a passagem da Norwegian pelo site argentino e usei um cartão argentino porque atualmente moro em Buenos Aires. Acredito que não tenha problema nenhum você pagar com um cartão brasileiro. De vez em quando o site argentino da Norwegian faz algumas ofertas. Só fica de olho para que essa passagem que você viu não seja exclusivamente para quem mora na Argentina. Eu não sei se ainda é assim, mas uma época algumas tarifas eram só para argentinos ou residentes. Boa viagem para Bariloche, destino incrível. Aliás, tem vários posts no blog sobre Bariloche, se quiser dar uma lida. Abraços!!

  • Boa tarde, belo post, um dúvida você comprou no site pela versão português ou argentina, simulei uma cotação na página argentina sai bem mais em conta mesmo com o IOF e com uma sobretaxa de 2% que dizem ter por ser cartão estrangeiro…não conclui a reserva então não sei se é possível finalizar com cartão brasileiro. Pretendo fazer um trecho Buenos / Bariloche

  • Olá, Maine, acredito que a cotação no cartão será a do câmbio do dia. Pelo que você explicou, o cartão é internacional então seria a mesma coisa pagar em dólar, euro ou libras. Espero ter ajudado. Boa viagem!!

  • olá, eu vou para londres na semana santa e estava querendo voltar para o brasil de norwegian, percebi que os preços em libra sai mais em conta do que em euro. será que é ok comprar em libra com cartão internacional?

Participe e deixe seu comentário