Como é voar na Norwegian

A Norwegian foi eleita uma das melhores companhias aéreas da Europa. A empresa acaba de desembarcar no Brasil e a partir de abril fará a rota Rio de Janeiro – Londres, voo direto.

Quero compartilhar a minha experiência voando com a low cost Norwegian porque moro em Buenos Aires e a empresa já está operando aqui há um ano. Na verdade, comprei essa passagem porque foi a mais em conta que encontrei.

Eu fiz um voo nacional (Buenos Aires – Iguazú). Antes de entrar no avião, achei que ia encontrar aquele aperto nas poltronas das empresas low cost, tipo Ryanair, ou a encheção de saco que é na Easyjet quanto ao tamanho da mala de mão, massssss levei uma grata surpresa!

norwegian-aviao

Achei a viagem (de 1h40min) ótima. A aeronave era nova (um boeing 737-800), as poltronas de couro bem confortáveis (com um espaço de 78cm para as pernas), e o atendimento foi excelente.

Pontos positivos
Das coisas que mais gostei de voar com a Norwegian foram o serviço de wi-fi grátis a bordo (que funcionou perfeito tanto na ida como na volta) e do sistema de milhagem da companhia.

Funciona assim, você não precisa se inscrever em nenhum programa. Automaticamente quando a passagem é comprada, o passageiro já está inscrito e a cada viagem acumula cash rewards. Isso são pontos que valem desconto em dinheiro para troca na próxima compra. Ou seja, não precisa fazer mil viagens ou juntar trocentas milhas para trocar por algo. Na Norwegian, viajou já acumulou alguma coisa!

Para ter uma noção, a viagem que fiz foi curta, de Buenos Aires a Iguazu. Nesse trecho de ida e volta acumulei 10 cashpoints, o que me rendeu um desconto de R$5 para a próxima compra. Sim, eu sei que não é muito hehe, mas achei excelente o fato de ter feito só duas viagens e já poder utilizar esse benefício.

Se quiser saber mais sobre companhias aéreas de baixo custo, neste outro post escrevi sobre como é voar em companhias low cost.

Pontos negativos
Realmente a única coisa que achei ruim é que não teve serviço de bordo algum nessa viagem. Eu já sabia que a Norwegian é uma low cost e que a comida ou bebida é cobrada, mas nesse voo eles nem sequer ofereceram a opção de comprar alguma coisa. Davam apenas um copo de água, se alguém pedia.

Segundo a aeromoça, como esse trecho foi inaugurado há pouco tempo, o serviço de bordo será colocado mais para frente. Para a viagem do Rio a Londres, é óbvio que esse serviço estará funcionando.

norwegian-voo

Ah, outra detalhe que não gostei é que a revista de bordo estava só em inglês. É realmente um detalhe, eu sei, mas gosto muito de ler essas revistas e gostaria que estivesse também em espanhol ou em português, por mais que eu entenda bem inglês.

Low cost
A Norwegian é uma low cost e toda companhia aérea que se denomina assim, costuma ter preços atrativos, mas vendem as passagens peladas (sem nenhum serviço extra). Então, qualquer adicional que o passageiro quiser colocar, bagagem, alimentação, marcação de poltrona, etc, terá que pagar mais.

Eu fiz uma simulação de uma viagem do Rio de Janeiro a Londres só para dar uma ideia melhor do que está incluído ou não em cada categoria. O preço mais em conta (ida por 284 dólares) só inclui uma bagagem de mão (10kg) e mais nada.

A franquia de peso das malas despachadas é de 20kg, um pouco abaixo da média de outras companhias para voos internacionais.


Norwegian-categorias

Na categoria seguinte, a Lowfare+, está incluído uma bagagem de mão, uma mala despachada (20kg), a marcação do assento, bebidas e alimentação durante o voo.

Por isso, na hora de comprar uma passagem com alguma companhia low cost vale a pena perder um pouco mais de tempo para ver o que está incluído ou não e ver se realmente essa economia vale a pena. No meu caso, a viagem com a Norwegian mega valeu e eu fiquei muito satisfeita.

Você já viajou em alguma low cost e quer compartilhar sua experiência com a gente? É só deixar um comentário aí embaixo.

2 Comments

  • Olá, Maine, acredito que a cotação no cartão será a do câmbio do dia. Pelo que você explicou, o cartão é internacional então seria a mesma coisa pagar em dólar, euro ou libras. Espero ter ajudado. Boa viagem!!

  • olá, eu vou para londres na semana santa e estava querendo voltar para o brasil de norwegian, percebi que os preços em libra sai mais em conta do que em euro. será que é ok comprar em libra com cartão internacional?

Participe e deixe seu comentário