Como é voar com a Aerolíneas Argentinas

aerolineas argentinas

[dropcap letter=”D”]urante muitos anos a Aerolíneas Argentinas não teve boa fama. Por isso quero contar como foi a minha experiência voando com essa companhia de Buenos Aires a Curitiba, trajeto que faço uma vez por ano, geralmente.

Confesso que na hora de comprar fiquei com um pouco de receio, mas resolvi apostar. As razões da minha escolha pela Aerolíneas Argentinas foram: era a mais barata no trecho que eu queria fazer, e o voo até Curitiba era direto e tinha saída de Aeroparque (o aeroporto que está mais próximo do centro de Buenos Aires).

Viajei em uma aeronave Embraer 190 (a da foto abaixo). Eu gostei da viagem (2 horas e 15 minutos) e do atendimento.

aerolineas argentinas

Essa é uma aeronave menor, com dois lugares de cada lado. Os aviões são novos e as poltronas são de couro e confortáveis. Dica, os assentos da saída de emergência têm mais espaço para as pernas, mas essas poltronas não reclinam! Avisei.

aerolineas argentinas

aerolineas argentinas
Nesse avião da Aerolíneas Argentinas tinha entretenimento a bordo individual e estava funcionando. O atendimento foi bom e de lanche serviram uma caixinha com snacks.

DSC_0332

Tanto na ida como na volta foram dois sanduíches de presunto e queijo, uma bolacha recheada, uma bala e bebida.

aerolineas argentinas

Quanto ao horário, a ida foi super pontual e em 2h15 eu já estava em Curitiba. A volta teve um atraso de 30 minutos, mas só isso.

Se eu tiver que reclamar de uma coisa, só não gostei que quebraram uma rodinha da minha mala na volta. E o pior é que só percebi quando cheguei em casa. Ou seja, não pude reclamar.

Outro detalhe ruim, eu comprei a passagem (da volta) com escala em São Paulo e não me dei conta na hora que estava comprando que eu chegava em Congonhas e o voo para Buenos Aires saía de Guarulhos.

Como eu só tive 2h45 para ir de um aeroporto ao outro e fazer o check-in, achei que não ia dar tempo, mas tive sorte de não pegar trânsito esse dia e cheguei a tempo. Porém, foi um sufoco!!

Minha dica é, se possível, evite voos com conexão, principalmente se você tiver que trocar de aeroporto. Escrevi um post aqui sobre voos com conexão.

Bagagem
Para quem gosta de carregar muita bagagem, fique atento porque a Aerolíneas Argentinas só permite uma mala de 20kg, nos voos internacionais (30kg em voos para a Colômbia), e 15kg, nos voos dentro da Argentina. Para a mala de mão, são 10kg para quem viaja ao Brasil e 5kg em voos nacionais.

Milhas
Boa notícia! A Aerolíneas Argentinas faz parte da aliança Sky Team e agora tem um acordo de codeshare com a Gol, o que permite acumular milhas em qualquer uma das duas companhias aéreas.

Procurando hospedagem em Buenos Aires? Confira as melhores ofertas de hotéis do Booking na capital portenha. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Conclusão
Eu gostei do voo, da pontualidade, apesar de um pequeno atraso de meia hora, e a melhor parte foi não ter pagado muito na passagem porque consegui uma oferta boa pelo site.

Partindo ou chegando de Buenos Aires, a Aerolíneas Argentinas tem voos diretos para várias cidades brasileiras (Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro). Fique de olho nos aeroportos de chegada ou saída em Buenos Aires, porque sempre é melhor chegar ou partir de Aeroparque, o aeroporto mais próximo do centro.

Já fiz vários voos com a companhia argentina dentro do país e todas as vezes não tive problema e aprovei os voos. Acho que felizmente a Aerolíneas Argentinas, tão odiada por muitos, está mudando e melhorando.

Atualização (janeiro 2019)
Durante vários anos a Aerolíneas Argentinas foi muito boa e quase não entrou em greve, mas isso mudou bastante em 2018. Várias vezes nos últimos anos (umas cinco, pelo menos), funcionários da companhia entraram em greve e muitos voos tiveram que ser reprogramados.

Essas greves costumam ser de 24h e acabam prejudicando quem tem poucos dias de férias. Minha sugestão, se o seu calendário estiver bem justo, melhor não arriscar. Agora, se você não tem problema com agenda apertada e o preço da Aerolíneas for melhor, daí eu compraria com eles.

4 Comments

  • Olá Alvaro. Obrigada pela correção. Já fiz a mudança do Boeing pelo Embraer 190. Porém, como disse no post, a Austral é da Aerolíneas Argentinas e quando o passageir o compra uma passagem com eles, tem que ir direto ao site da A. Argentina. Abraços.

  • Amigo, por favor corriga esse seu post todo, vc colocou a foto de um Boeing 737, aí depois colocou as fotos do interior de um avião com 2 assentos de cada lado, que não é um 737 (737 tem 3 assentos de cada lado) e sim um Embraer E-190, que é na verdade essa aeronave que é da Austral que faz a rota Curitiba-Buenos Aires

  • Que bom que você teve uma boa experiência voando com Aerolineas Argentinas. Obrigada por compartilhar com a gente! Abração.

  • Quando fui pra Bue em Abril/2015 fomos e voltamos pela aerolíneas e não tivemos o que reclamar. O lanchinho era bom, as aeromoças bem atensiosas, e algumas falavam português também. O vôo foi ótimo, sem atrasos e turbulências.
    Próxima ez com certeza irei de aerolíneas porque o preço é melhor do que as outras companhias.

Participe e deixe seu comentário.